Meio Ambiente

Postagem do Instituto Chico Mendes no Instagram é campeã de engajamento nas redes sociais entre órgãos governamentais

30 de novembro de 2024

Segundo a plataforma Social Media Gov, que monitora perfis de todos os órgãos públicos do país, o vídeo do Ousado é o líder do ano

Comunicação ICMBio

SITE(5) (1).jpg

Ousado, onça-pintada protagonista do vídeo campeão em engajamento nas redes sociais entre órgãos governamentais – Foto: Acervo/ICMBio

Um vídeo produzido pelo Instituto Chico Mendes, com imagens da onça Ousado atacando um jacaré no Pantanal, gerou no Instagram do ICMBio mais de 4.700 comentários, 800 mil curtidas e foi exibido mais de 9,2 milhões de vezes desde sua publicação, em fevereiro deste ano.

Essas estatísticas renderam à postagem o título de campeã do ano entre todos os órgãos públicos do Brasil, das esferas federal, estadual e municipal, dos poderes legislativo, judiciário e executivo. O resultado foi anunciado durante o evento Redes na Estrada, voltado para comunicadores públicos, realizado em Brasília nos dias 21 e 22 de novembro.

O levantamento de engajamento, visualizações e comentários é realizado pela Social Media Gov, uma plataforma de inteligência e benchmarketing que auxilia instituições públicas a criar, analisar e planejar seus conteúdos e estratégias de comunicação para redes sociais. O Diretor Executivo da Social Media Gov, Rodrigo Abella, afirma que a comunicação pública efetiva e transparente, que ouve e dialoga, é a porta de entrada para transformar a gestão pública, melhorar serviços, disseminar informações de interesse público, combater as fake news, aumentar a confiança do cidadão nas instituições e, por consequência, fortalecer a democracia. “Essa postagem realmente despertou o interesse do público, tendo dez vezes mais interações que a segunda postagem de destaque do ICMBio, sobre o gato-palheiro”, afirma Abella.

Para o Coordenador de Comunicação Social do Instituto Chico Mendes, Ricardo Peng, o trabalho com redes sociais é uma das prioridades da gestão. “A conservação da biodiversidade brasileira depende do engajamento e apoio da população. As redes sociais são ótimas ferramentas para disseminar conceitos e informações”, afirma Peng.

O post líder de audiência do ano é fruto do trabalho conjunto da equipe da Coordenação de Comunicação Social do Instituto Chico Mendes (CCOM). As imagens foram captadas pelo casal de turistas espanhóis Imma Canyada e José Garcia, no Parque Estadual Encontro das Águas, em Porto Jofre, no Mato Grosso. Para a produção do reel, a equipe da CCOM apurou as informações e confirmou com o Centro Nacional de Pesquisas para Conservação dos Predadores Naturais que a onça que aparece no vídeo é Ousado, uma onça-pintada macho que se destacou nos incêndios do Pantanal em 2020. A produção do roteiro, das legendas e da narração com auxílio de inteligência artificial foi concebida em poucas horas e empolgou a equipe. “Acreditávamos que o conteúdo estava bom, mas o sucesso foi bem acima do que esperávamos. A quantidade de curtidas crescia por segundo, foi uma experiência incrível acompanhar as estatísticas. Comemoramos muito”, finaliza o coordenador da CCOM.

Veja a postagem no Instagram ou no Facebook.

Evento Redes na Estrada. Foto: Leobark Rodrigues
Evento Redes na Estrada. Foto: Leobark Rodrigues