Culturarte 2024

Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.

10 de dezembro de 2024

A 32ª edição do Culturarte, realizada de 21 a 23 de novembro de 2024 em Pirambu, Sergipe, foi um grande sucesso, reunindo moradores e visitantes da região

Fundação Projeto Tamar

Organizado pela Fundação Projeto Tamar em parceria com a comunidade local, o evento celebrou a rica cultura da cidade e destacou a importância da conservação ambiental, com foco na proteção das tartarugas marinhas.

Durante três dias, cerca de 1500 pessoas estiveram envolvidas nas ações, participando de uma programação diversificada que incluiu dança, teatro, música e oficinas educativas, além de atividades de sensibilização ambiental, como a tradicional caminhada de filhotes. A homenagem ao Lariô da Tartaruga, grupo folclórico de Pirambu que completou 30 anos, foi um dos destaques desta edição. O ponto alto do evento foi o cortejo dos grupos folclóricos, que levou alegria e tradição pelas ruas da cidade.

Para Joseane Souza, representante da comunidade na comissão organizadora, o Culturarte é o evento mais esperado do ano. “Ele faz renascer dentro do nosso município a chama da cultura folclórica. Eu gosto muito do colorido dos grupos, da musicalidade, da boa vontade, da alegria de quem vem participar”, afirmou.

O entusiasmo também foi compartilhado por Cristian, aluno do grupo de capoeira Unidos nas Tartarugas, que destacou a energia do evento: “Que energia foi essa ontem, foi muito bom, foi top demais, só agradecer pelo momento de ontem”.

Sr. Zé Leandro, tocador de cuica do grupo Batalhão e Bacamarteiros Senhor do Bonfim, emocionado, declarou: “É bom demais brincar aqui em Pirambu. Eu tenho 80 anos e, sempre que venho, é uma alegria! Eu vejo os amigos, brinco, danço. Pode me chamar que, no próximo ano, eu venho de novo!

Com mais de 30 edições, o Culturarte se firmou como um evento fundamental para a identidade cultural de Pirambu, promovendo o sentimento de pertencimento e valorizando as tradições locais. A edição de 2024, mais uma vez, deixou saudades. Agora, todos já aguardam ansiosos pelo próximo ano, quando a festa promete renovar as energias e continuar celebrando as raízes da comunidade.