DF celebrou o Dia de Plantar com ações de reflorestamento em parques ecológicos
2 de dezembro de 2024Ação reuniu, neste domingo (1º), autoridades, voluntários e organizações ambientais para plantar mudas nativas, com o objetivo de reforçar a preservação do Cerrado
Na manhã deste domingo (1º), o Distrito Federal realizou o Dia de Plantar, data instituída pelo Decreto nº 44.606, de junho de 2023. O evento, que ocorre sempre no primeiro domingo de dezembro, é um marco para o plantio de mudas nativas do Cerrado e promove a conscientização sobre a conservação ambiental e a regeneração do bioma.
Neste ano, o evento principal foi realizado no Parque Ecológico do Riacho Fundo, reunindo autoridades, servidores, voluntários e organizações ambientais. Os participantes se engajaram no plantio de dezenas de mudas nativas do Cerrado.
Simultaneamente, atividades de plantio ocorreram em outros parques urbanos e ecológicos do Distrito Federal, incluindo o Parque Ecológico Ezechias Heringer, em Taguatinga; o Parque Urbano Bosque dos Eucaliptos, no Guará II; e o Parque Ecológico Asa Sul, entre outros.
O secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, afirmou que cada muda plantada representa um compromisso com as futuras gerações e com a sobrevivência do Cerrado. “Plantar mudas nativas é preservar um bioma completamente ameaçado. Este é um ato de responsabilidade coletiva pela preservação ambiental, numa ação transversal que une esforços do governo e da sociedade civil organizada para regenerar nossas áreas verdes,” afirmou.
O Dia de Plantar reforça o empenho do Governo do Distrito Federal na preservação ambiental e destaca o Cerrado como patrimônio a ser protegido e celebrado.
*Com informações da Secretaria do Meio Ambiente Distrito Federal (Sema-DF)