Dia Internacional do Voluntariado: Instituto Chico Mendes apresenta novas áreas temáticas
9 de dezembro de 2024Mudanças fortalecem a capacidade do programa de responder a desafios contemporâneos
Voluntariado – Foto: Acervo/ICMBio
No Dia Internacional do Voluntariado, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) celebra a ampliação do seu Programa de Voluntariado com a inclusão de novas áreas temáticas. Agora, voluntários poderão atuar em frentes como criação e planejamento de Unidades de Conservação, emergências climáticas e epizootias e gestão da informação, além das já consolidadas atividades voltadas à conservação, educação ambiental, uso público, comunicação e pesquisa.
Essas mudanças fortalecem a capacidade do programa de responder a desafios contemporâneos, como a necessidade de adaptação às mudanças climáticas e a preservação da biodiversidade frente a crises emergentes.
O Programa de Voluntariado é uma iniciativa estratégica para mobilizar a sociedade em prol da conservação da sociobiodiversidade. Com oportunidades que vão desde o manejo e recuperação de habitats até atividades de comunicação e gestão, o programa acolhe voluntários de diferentes perfis, criando um impacto significativo na gestão das Unidades de Conservação Federais (UCs).
Também para apoiar essa jornada, o Instituto Chico Mendes lançou um Painel com os números do Voluntariado, que oferece uma visão abrangente sobre os resultados alcançados e as áreas de atuação disponíveis. Neste painel, os interessados podem conferir as atualizações sobre as novas temáticas e identificar as oportunidades que mais se adequam ao seu perfil.
Gestão Participativa
O Voluntariado do ICMBio consolida-se como uma ferramenta de gestão participativa, aproximando comunidades locais da proteção de recursos naturais. Essa integração reflete a essência de que “o cuidado com a natureza se faz com as pessoas”. A participação dos voluntários, seja de forma presencial ou remota, promove um maior senso de pertencimento às UCs e amplia o alcance das ações do Instituto.
Além de sua importância local, o Programa de Voluntariado do ICMBio está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Ele contribui diretamente para o ODS 13, que trata da ação contra as mudanças climáticas; o ODS 14, que busca a preservação da vida na água; e o ODS 15, voltado para a proteção da vida terrestre. Esses alinhamentos reforçam o impacto global do programa e sua relevância na promoção da sustentabilidade.
Neste Dia Internacional do Voluntariado, o Instituto Chico Mendes reafirma sua gratidão a todos os voluntários que dedicam seu tempo, energia e conhecimento para conservação do patrimônio natural do Brasil. Juntos, continuamos mostrando que o cuidado com a natureza é um compromisso coletivo.
Seja voluntário do Instituto Chico Mendes! Faça o cadastro na página do programa e veja as oportunidades.