Yanomami

Funai participa da 6ª Assembleia da Juventude Yanomami do Alto Mucajaí

18 de dezembro de 2024

Foto: Lohana Chaves/Funai

Funai

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) participou, nesta terça-feira (17), da 6ª Assembleia da Juventude Yanomami, realizado na comunidade Lassasi, localizada na região do Alto Mucajaí, na Terra Indígena Yanomami. O evento acontece de 16 a 18 de dezembro e reúne cerca de 150 participantes, entre jovens e lideranças indígenas, e tem como objetivo discutir temas relacionados ao fortalecimento das pautas da juventude e outras demandas locais.

17.12.2024 - 6º Encontro da Juventude Yanomami - Foto Lohana Chaves (22).JPG
Foto: Lohana Chaves/Funai

É muito importante ajudar nossos jovens com educação, saúde e projetos de agricultura, porque o garimpo e outras coisas erradas ainda tentam pegar nossos jovens. A gente quer que eles tenham outro caminho, um futuro melhor

Eliseu Xirixana, vice-presidente da Texoli Associação Ninam do Estado de Roraima (Taner)

“É muito importante ajudar nossos jovens com educação, saúde e projetos de agricultura, porque o garimpo e outras coisas erradas ainda tentam pegar nossos jovens. A gente quer que eles tenham outro caminho, um futuro melhor”, destacou o vice-presidente da Texoli Associação Ninam do Estado de Roraima (Taner), Eliseu Xirixana, depois de registrar o seu contentamento com a visita de dirigentes da Funai, pela primeira vez, à sua região.

Além da presidenta da Funai, Joenia Wapichana, estiveram presentes no encontro de jovens indígenas a diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta; a coordenadora regional da Funai em Roraima, Marizete de Souza; o coordenador da força-tarefa de Desenvolvimento Sustentável Yanomami e Y’ekuana em Roraima, Guilherme Gnipper Trevisan e o representante da Coordenação-Geral de Índios Isolados e de Recente Contato (CGIIRC), Renan Martins.

Joenia Wapichana reforçou o compromisso do Governo Federal com os povos indígenas, destacando o trabalho da Funai no apoio às ações de proteção e promoção dos direitos indígenas. “O governo tem priorizado medidas que garantam dignidade e autonomia aos povos indígenas, com foco na educação, saúde e na segurança alimentar. Unidos, os povos indígenas demonstram força para superar os desafios e proteger sua cultura e território”, afirmou.

17.12.2024 - 6º Encontro da Juventude Yanomami - Foto Lohana Chaves (12).JPG
Foto: Lohana Chaves/Funai

A presidenta também enfatizou a necessidade de ações integradas para atender às demandas da  Juventude Indígena da Terra Indígena Yanomami. “Quando a juventude se mobiliza para planejar melhorias, é nosso dever apoiar. A Funai tem a obrigação de estar presente e fortalecer as ações que beneficiam as comunidades indígenas, especialmente àquelas apresentadas pelos jovens”, complementou.

Quando a juventude se mobiliza para planejar melhorias, é nosso dever apoiar. A Funai tem a obrigação de estar presente e fortalecer as ações que beneficiam as comunidades indígenas, especialmente àquelas apresentadas pelos jovens

Joenia Wapichana, presidenta da Funai

A diretora Lucia Alberta apresentou as iniciativas desenvolvidas pela Funai na Terra Indígena Yanomami. Entre as ações em andamento estão o apoio à segurança alimentar, com incentivo à ampliação das roças tradicionais, e a articulação de parcerias para fortalecer a educação, por meio da construção de escolas e a escolarização para jovens e adultos com o apoio do Instituto Federal de Roraima e da Universidade Federal de Roraima.

“As ações da Funai são voltadas à promoção da autonomia das comunidades, com apoio na produção agrícola, na educação e na proteção social, buscando alternativas sustentáveis para garantir qualidade de vida e o fortalecimento cultural dos povos indígenas”, destacou Lucia.

A Funai reafirmou seu compromisso em apoiar os encontros da Juventude Indígena da Terra Indígena Yanomami e atuar junto às comunidades, em parceria com outras instituições, para atender às demandas apresentadas durante a assembleia.

A 6ª Assembleia da Juventude Yanomami foi marcada pelo diálogo, refletindo o protagonismo dos jovens na busca por soluções para os desafios enfrentados na região e o fortalecimento de sua cultura e direitos.