Brasília

Museu da República recebe exposição do artista Marcos Anthony

16 de dezembro de 2024

A mostra é oportunidade de conhecer a história do premiado arquiteto mineiro, que é surdo e já mostrou seu trabalho no Brasil e no exterior

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

O Museu Nacional da República (MuN) recebe, na sexta-feira (20), a exposição Arte: Estrela do Silêncio, com 22 obras que contam a história do artista e arquiteto mineiro Marcos Anthony. A mostra, que já foi apresentada em escolas e entidades sociais, tem como um dos diferenciais as obras acessíveis a pessoas com deficiência (PcDs). Por meio de QR Code, é possível ter as informações das telas com audiodescrição e linguagem de sinais pelo celular.

Marcos Anthony define sua obra como multifacetada: “Cada face transmite uma determinada sensibilidade, abalos afetivos” | Foto: Divulgação

O artista tem estilo marcado por elementos de cubismo, expressionismo e arte contemporânea. Ele costuma definir seu trabalho como multifacetado: “Quanto maior o número de faces, maiores emoções serão expressas; consequentemente, mais impactante será a obra. Cada face transmite uma determinada sensibilidade, abalos afetivos”.

Nascido em Timóteo, Marcos Anthony, que é surdo, pinta desde os 7 anos de idade. Expôs suas primeiras telas aos 9 anos, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Atualmente, ele reside em Brasília. A exposição conta com o apoio do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF) da Administração Regional do Plano Piloto.

“O Museu Nacional da República, como um equipamento cultural da Secec de incentivo e divulgação da arte contemporânea, reafirma a importância de receber a produção artística de PCDs e celebra a iniciativa da exposição Arte: Estrela do Silêncio em implementar mecanismos de acessibilidade”, ressalta a diretora do Museu Nacional da República, Fran Favero.

 Serviço

Estrela do Silêncio – mostra de Marcos Anthony

⇒ Abertura: sexta-feira (20). Visitação até 15 de março de 2025, das 9h às 18h30, no Museu da República (Esplanada dos Ministérios, ao lado da Biblioteca Nacional).

*Com informações da Administração Regional do Plano Piloto