Operação

Operação Anhangá protege campos nativos no Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas

18 de dezembro de 2024

Principal objetivo foi combater a conversão ilegal de campos nativos

Comunicação ICMBio

DJI_0033 (1)SITE.jpg

Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas – Foto: Acervo/ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Paraná, realizou no início de dezembro a Operação Anhangá (fase 4) no Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas, localizado nos municípios de Palmas e General Carneiro, no sudoeste do Paraná.

As ações tiveram como principal objetivo combater a conversão ilegal de campos nativos para uso agrícola, além de verificar outras infrações ambientais na Unidade de Conservação. 

A Operação Anhangá resultou em autuações relacionadas à destruição ilegal da vegetação nativa, plantios irregulares na UC, descarte inadequado de embalagens de agrotóxicos e intervenções em áreas previamente embargadas. 

As áreas objeto das autuações foram identificadas por meio de levantamentos em campo, monitoramento via imagens de satélite, denúncias registradas na ouvidoria e encaminhamentos feitos pelo Ministério Público. Os valores das multas aplicadas somaram aproximadamente R$ 230 mil. 

O Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas protege remanescentes de campos nativos do estado do Paraná e as nascentes do Rio Chopim, que integra a bacia hidrográfica do Rio Iguaçu, contribuindo para a preservação da biodiversidade e dos recursos hídricos na região. 

 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados: