Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo aprova primeiras normativas
6 de janeiro de 2025Primeira reunião extraordinária aprovou o regimento interno para implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo
– Foto: Acervo/ICMBio
O Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo (COMIF) se reuniu, no dia 26 de novembro, pela primeira vez em reunião extraordinária, a fim de aprovar sua primeira resolução e o Regimento Interno, que terá caráter deliberativo e consultivo sobre a implementação da Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo.
A reunião foi aberta pelo secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), João Paulo Capobianco, que, em sua fala, enfatizou o esforço institucional para organizar e aprovar as resoluções para as ações preventivas. “Nosso compromisso, como Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, é realizar uma ação integrada para colher os resultados já no próximo ano”, destacou Capobianco.
A reunião foi presidida pelo senhor André Lima, Secretário Extraordinário de Controle de Desmatamento e Ordenamento Territorial (MMA), cuja secretaria coordenou os trabalhos do Regimento Interno, em conjunto com diversos atores.
Grupos de trabalho, criados na primeira reunião do COMIF, fizeram relatos sobre os trabalhos realizados até o momento. O primeiro foi liderado pelo coordenador de Manejo Integrado do Fogo do ICMBio (CMIF), João Paulo Morita.
“O ICMBio tem muito a contribuir com o tema, posto que já desenvolvemos a temática nas unidades de conservação federais, e esta foi a oportunidade de trazer nossos acertos, erros e lições aprendidas”, pontuou Morita. O Grupo de Trabalho desta temática iniciou seus trabalhos no dia 29 de outubro, quando os participantes foram convidados a refletir sobre os objetivos e resultados desejados.
Nas demais reuniões, o Instituto Chico Mendes apresentou como se organiza internamente para a elaboração dos PMIFs, abordou seu roteiro metodológico e seus fluxos de aprovação. Também foi realizada uma reunião interna com outras organizações, inclusive internacionais, que compartilharam suas experiências. Dessa forma, os participantes puderam recolher subsídios para a formulação de como serão os PMIFs.