Fórum debate ações para impulsionar a cadeia produtiva do queijo no DF
17 de janeiro de 2025O Governo do Distrito Federal (GDF) promoveu, nesta quinta-feira (14), o primeiro fórum da Comissão destinada a estudar e definir ações de fomento, apoio e incentivo à cadeia produtiva do queijo no Distrito Federal. O grupo reúne produtores rurais e representantes de diversas pastas e instituições, como as secretarias de Governo (Segov-DF), Agricultura (Seagri-DF), Ciência,… Ver artigo
O Governo do Distrito Federal (GDF) promoveu, nesta quinta-feira (14), o primeiro fórum da Comissão destinada a estudar e definir ações de fomento, apoio e incentivo à cadeia produtiva do queijo no Distrito Federal.
O grupo reúne produtores rurais e representantes de diversas pastas e instituições, como as secretarias de Governo (Segov-DF), Agricultura (Seagri-DF), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-DF), Turismo (Setur-DF), Economia (Seec-DF) e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF). Também participam a Empresa de Regularização de Terras Rurais (ETR), a Emater-DF, a Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF), o Banco de Brasília (BRB), o Instituto Brasília Ambiental e a Secretaria de Comunicação (Secom-DF).
O objetivo principal do fórum foi definir e validar os eixos de atuação que serão trabalhados pelo grupo ao longo dos próximos três meses. Entre os temas prioritários estão tecnologia e pesquisa, infraestrutura rural e logística, legislação e tributação, fomento e industrialização, mercado e divulgação, além de sustentabilidade e meio ambiente.
De acordo com o Decreto nº 46.718, que instituiu a Comissão em 2 de janeiro de 2025, o grupo tem 90 dias para apresentar um relatório de trabalho visando o fortalecimento da cadeia produtiva do queijo no DF.
Ainda neste mês de janeiro serão realizados encontros específicos no BRB Lab para definição de responsáveis, prazos e ações para cada tema. O próximo fórum geral está agendado para o dia 23 de janeiro.
O queijo, produto de grande potencial econômico e cultural, tem sido foco de esforços conjuntos para ampliar sua produção, melhorar a qualidade e conquistar novos mercados, impulsionando o desenvolvimento rural e econômico do Distrito Federal.