Proteção ambiental

Ibama recebe sete novas aeronaves para combate a ilícitos ambientais e incêndios florestais

17 de janeiro de 2025

Helicópteros ampliarão em 75% a capacidade de transporte de agentes e brigadistas e em 40% a quantidade de horas de voo por ano

Ibama

Novos helicópteros fortalecerão as ações de fiscalização ambiental do Ibama – Foto: Fernando Donasci/MMA

Sete novos helicópteros AW119 Koala foram entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) nesta quinta-feira (16/1) em Brasília (DF). As aeronaves passam a integrar a frota do instituto nas ações de combate ao desmatamento e garimpo ilegal e aos incêndios florestais. A cerimônia teve a presença da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.

A renovação da frota aumentará em 75% a capacidade de transporte de agentes e brigadistas e em 40% a quantidade de horas de voo por ano. Também fortalecerá as ações de combate ao fogo ao elevar em 133% a capacidade de lançamento de água em comparação à frota anterior. Além disso, possibilitará a configuração para técnicas verticais, com o acesso das equipes a locais sem condições de pouso, e a padronização da frota, facilitando treinamentos e manutenções.

Para a ministra, as novas aeronaves representam um investimento necessário rumo ao cumprimento da meta assumida pelo governo federal de zerar o desmatamento no país até 2030. “Neste momento, de mudança de clima e eventos climáticos extremos, se não tivermos o cuidado necessário com as nossas riquezas e belezas, o prejuízo será incomparavelmente maior”, afirmou Marina.

“No ano passado, conseguimos reduções significativas no desmatamento, mas precisávamos de uma estrutura maior para estar à frente dos criminosos ambientais e enfrentar, também, a crise climática”, destacou Agostinho. De acordo com ele, a partir da próxima semana, as novas aeronaves já participarão de operações nos estados do Maranhão, Pará, Rondônia e Roraima.

“Esses helicópteros possibilitarão que o Ibama execute, com mais eficiência e agilidade, as missões de fiscalização e de proteção ao meio ambiente, principalmente em localidades remotas, de difícil acesso”, declarou o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Jair Schmitt.

O suporte logístico às operações do Ibama também será ampliado, a partir, por exemplo, da possibilidade de abastecimento das aeronaves em áreas isoladas, ampliando a cobertura operacional na Amazônia. Agora, o Ibama conta com sete caminhões-tanque, cada um com capacidade de 15 mil litros, e dois tanques rebocáveis com volume de 3 mil litros, além de reservatórios de avanço de combustível de até 5 mil litros.

A nova frota foi viabilizada por meio de um contrato de arrendamento com investimento anual de R$ 130 milhões até 2030, que será gerido pela Coordenação de Operações Aéreas (Coaer), vinculada à Diretoria de Proteção Ambiental (Dipro) do Ibama. O documento prevê a realização de 5.040 horas de voo por ano, além de serviços de logística, abastecimento, manutenção, tripulação, seguros e rastreamento/comunicação em todo o território nacional.

A entrega dos novos helicópteros fortalece as ações de fiscalização ambiental do Ibama, especialmente no combate ao desmatamento e ao garimpo ilegais, bem como a prevenção e combate a incêndios florestais. As aeronaves também serão fundamentais para respostas a emergências ambientais e climáticas, monitoramento costeiro e vistorias em empreendimentos sob licenciamento ambiental.

O Ibama investe, ainda, na tecnologia de monitoramento remoto, contando com uma frota de 163 drones equipados com sensores de alta precisão e operados remotamente por uma equipe especializada de 192 profissionais. Esses avanços garantem maior eficiência nas ações de proteção ambiental em todo o território nacional.

Frota de aeronaves do Ibama 
Antes Agora
Quantidade de helicópteros

5 aeronaves de
3 modelos distintos

7 aeronaves do mesmo modelo
 Horas de voo 3.600 h/ano 5.040 h/ano (+40%)
 Nº tripulantes (total) 20 passageiros 20 passageiros (+75%)
Capacidade de lançamento de água 2.700 litros 6.300 litros

(Com informações do Ibama)