licença

INB recebe licença do Ibama para descomissionar mina de urânio em MG

18 de janeiro de 2025

Licença de Operação foi emitida para melhor acompanhamento das obrigações impostas em condicionantes.

Assessoria de Comunicação do Ibama

– Foto: Sérgio Augusto Domingues (supes/MG)

Brasília (17/01/2025) – As Indústrias Nucleares do Brasil (INB) receberam licença para descomissionar – conjunto de ações com objetivo de mitigar impactos ambientais – a mina de urânio localizada em Caldas (MG). A Licença de Operação (LO) n.º 1709/2025 foi emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para a Unidade de Descomissionamento de Caldas (UDC), no último dia 9 de janeiro, com validade até janeiro de 2031, sendo a primeira licença com esse fim emitida no país para uma mina de urânio. 

A LO emitida para a UDC é resultado do trabalho da equipe técnica designada por meio de ordem de serviço para condução do processo de licenciamento ambiental do empreendimento. O grupo criado é multidisciplinar, com servidores de três diretorias do Instituto, que atuam com licenciamento, qualidade ambiental e proteção ambiental, além das superintendências em Pernambuco, na Paraíba, em Minas Gerais e em Goiás. 

Foram realizadas reuniões técnicas da equipe do Ibama com representantes da INB, além de vistoria na UDC para verificação da situação das instalações. Houve, também, uma parceria com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), que tem competência sobre os aspectos radiológicos. Como resultado das atividades da equipe técnica, as condicionantes da LO foram definidas a partir de parecer técnico de 2019, o qual determinava a apresentação de planos e programas de controle e monitoramento ambiental a serem implementados no empreendimento.   

Com a licença emitida, o objetivo é que haja um melhor acompanhamento das obrigações impostas à INB, definidas em condicionantes da LO, além de um avanço efetivo no processo de recuperação e de remediação da área impactada pela mina, para promover maior segurança ambiental nas instalações. 

Estão previstas, dentre as condicionantes, reuniões públicas anuais para apresentação, às autoridades e à sociedade, da evolução das medidas e das ações ambientais implementadas na UDC, além do aprimoramento das ferramentas de comunicação como forma de manter a comunidade informada e engajada no processo de descomissionamento. 

Pioneira no Brasil na extração e no beneficiamento de urânio, a mina em Caldas iniciou suas atividades em 1982, tendo-as encerrado em 1995. Desde então, a unidade está em processo de descomissionamento das estruturas relacionadas à extração e ao processamento de urânio. Nesse período, as instalações também foram utilizadas para o beneficiamento de materiais provenientes de outras regiões em uma série de projetos isolados, bem como para o armazenamento de material nuclear procedente de fontes externas ao sítio. 

Assessoria de Comunicação do Ibama