Centro de Formação da Emater-DF promove primeiro curso de queijos básicos de 2025
19 de fevereiro de 2025A Emater-DF realizou, na manhã desta terça-feira (18), o primeiro curso de queijos básicos de 2025. Foram elaborados o minas frescal, ricota e o meia-cura, além de requeijão cremoso e iogurte. A atividade ocorreu nas dependências do Centro de Formação Tecnológica e Desenvolvimento Profissional (Cefor) da empresa e reuniu participantes dos núcleos rurais de Ceilândia e Brazlândia.
A produtora Luzia Souza, do núcleo rural Morada dos Pássaros, em Brazlânda, diz que já faz iogurtes para consumo da família. “Mas tenho interesse em aprofundar os conhecimentos na fabricação de queijos, já que essa atividade pode nos ajudar a ganhar mais dinheiro”, destaca. A família cultiva hortaliças como tomate, tomate-cereja e morango.
O instrutor Flávio Bonesso, extensionista rural da Emater-DF, acrescenta que o intuito do curso é exatamente esse. “Queremos despertar nos produtores e suas famílias o interesse em agregar valor aos alimentos que já têm na propriedade. É possível ganhar dinheiro apenas vendendo leite, mas a fabricação de queijos, iogurtes, requeijão e demais derivados, além de ser simples, pode render muito mais”, observa.
Ao longo do ano, a Emater-DF, por meio do Cefor, oferecerá novas capacitações em fabricação de queijos, abrangendo desde os tipos mais tradicionais até os queijos finos. A programação dos cursos é divulgada no site e nas redes sociais da empresa à medida que as atividades são agendadas.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 17 mil propriedades no DF. Por ano, realiza cerca de 170 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.