Cessão de uso da Sede do Instituto Chico Mendes em Brasília é publicada no DOU
6 de fevereiro de 2025Cessão do Complexo Administrativo para o ICMBio consolida a sede do Instituto no Sudoeste de Brasília e proporciona economia com aluguel

Sede Instituto Chico Mendes em Brasília-DF – Foto: Christian Dietrich/ICMBio
Foi publicada no Diário Oficial da União (03/02) a cessão de uso do Complexo Administrativo Sudoeste, localizado no Lote n.º 1, da EQSW 103/104, do Sudoeste, em Brasília/DF, ao Instituto Chico Mendes, por meio da Portaria MGI n.º 779. O complexo, abrangendo oito edifícios, já é utilizado como sede da representação central do ICMBio, que ocupa quatro das edificações. Os blocos eram alugados pela autarquia até meados de 2024, quando a propriedade do imóvel passou para a União. (veja mais em: gov.br/icmbio).
A cessão de uso dos imóveis ocorre em boa hora, considerando a proximidade do concurso para o órgão, cujo edital prevê 160 novas vagas de analistas ambientais e administrativos para exercício na sede do órgão em Brasília.
Outra vantagem é que os recursos anteriormente gastos com o aluguel da sede poderão ser investidos nas atividades finalísticas do ICMBio, como a gestão das unidades de conservação federais e sua proteção, pesquisa e monitoramento da biodiversidade, prevenção e combate a incêndios florestais nas UC, entre outras.
O presidente do Instituto Chico Mendes, Mauro Pires, destaca o esforço da equipe da Diretoria de Planejamento, Orçamento e Gestão (DIPLAN) no processo. “A obtenção da cessão dos prédios é um avanço muito importante, e ocorreu graças ao empenho pessoal da diretora Flávia Oliveira e do Paulo Araújo, coordenador-geral de Gestão Administrativa. Com isso, deixamos de pagar aluguel, permitindo que os recursos sejam gastos com as ações finalísticas do órgão”.
A cessão do imóvel permitirá manter as atividades administrativas em ambientes adequados. O prazo da cessão de uso é de dez anos, a partir da data de assinatura do contrato, podendo ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos, a critério e conveniência da União. Com área de terreno de 12.800,00 m², o imóvel é avaliado em R$ 167,3 milhões. O contrato de cessão de uso deve ser assinado no prazo de 30 dias.
Com informações da Sede do Instituto Chico Mendes
Comunicação ICMBio