Emater-DF leva orientações técnicas a produtores de assentamento em Sobradinho
3 de fevereiro de 2025A Emater-DF promoveu, nesta quarta-feira (29), uma ação especial no Assentamento Antônio Júlio Nogueira, na região rural de Sobradinho. Durante a atividade, os produtores beneficiados com sistema biodigestores de saneamento assinaram os termos de recebimento, bem como receberam orientações e atendimento técnico sobre a manutenção que deve ser realizada nos equipamentos.
Os técnicos da Emater-DF também cadastraram os agricultores no programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) e no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Segundo a engenheira-agrônoma Clarissa Campos, gerente do escritório da empresa em Sobradinho, a ação, que é chamada Emater em Ação, fez os atendimentos no assentamento, que foi recém-criado, para prestar orientações diversas, inclusive sobre importância da manutenção adequada das fossas biodigestoras.
“A previsão é que todos os agricultores da comunidade recebam os sistemas, que contribuem para uma produção de alimentos segura, garantindo a saúde das famílias rurais e também do consumidor final”, observa Clarissa. Até agora, foram entregues 40 fossas biodigestoras. Os equipamentos foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar, destinados pelo deputado distrital Gabriel Magno.
Para Claudionor da Silva Pereira, dirigente do Movimento de Apoio ao Trabalhador Rural (MATR), uma das lideranças da comunidade, o suporte dado pela Emater-DF tem sido fundamental. “O atendimento dado pela empresa é de alta qualidade, e tem nos ajudado a agregar conhecimento às práticas do campo”, afirma.
O agricultor acrescenta que a chegada das fossas, aliada ao programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA), vai garantir uma produção ainda mais segura. “Na nossa região há várias nascentes e sabemos da importância de proteger nossas águas, num processo em que toda sociedade ganha”, avalia. Claudionor adianta que a comunidade pretende trabalhar junto à Emater-DF para promover políticas de apoio aos jovens do assentamento.
Recém-criado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o Assentamento Antônio Júlio Nogueira possui 352 hectares no total e abriga 134 famílias. As principais culturas do local são: mandioca, milho, abóbora e feijão, além da criação de galinhas. Até agora, a atividade é voltada principalmente para a subsistência, mas com a formalização da comunidade, os agricultores pretendem elevar a produção para comercializar.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil propriedades no DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.