EMBRAPA 51
1 de fevereiro de 2025A BOA IDEIA QUE MUDOU O BRASIL
EMBRAPA: HISTÓRIA BRASILEIRA DE SUCESSO 2
Inédito: conheça os detalhes dos oito anos que antecederam a criação da Embrapa. Nada nasceu por acaso. Nem da noite para o dia. Tudo começou a ser pensado a partir de 1965. Vale conhecer as pessoas envolvidas e as instituições que bancaram a gestação dessa estatal. A Embrapa provocou a maior revolução verde do mundo, porque viabilizou o Cerrado e a agricultura em clima tropical. É importante saber quais os primeiros passos dados até a implantação definitiva da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, que fez do Brasil a maior potência do AGRO.
26 de abril de 1973, o divisor de águas da agricultura brasileira: a instalação da Embrapa. O então presidente, Irineu Cabral, faz o discurso de instalação da Embrapa, tendo ao lado o ministro Cirne Lima, da Agricultura, embaixadores dos Estados Unidos, Stuart Nash Scott, e da Alemanha. Bem à direita, William Ellis, o diretor da USAID-Brasil.
Primeira reunião de trabalho na Embrapa: na cabeceira da mesa o presidente Irineu Cabral. À esquerda, Eliseu Alves e José Pastore. À direita, Almiro Blumenschein e Alfredo Gastal.
A HISTÓRIA DA EMBRAPA
Estabilizada definitivamente em 1974, a Embrapa teve seu ato de instalação em 26 de abril de 1973. O decreto de criação é de 7 de dezembro de 1972, quando a Lei 5851 foi sancionada pelo então presidente da República, Emílio Garrastazu Médici. Mas as coisas não aconteceram assim de repente. Foram sete anos de muitos estudos e discussões. Ainda sem ter o nome de Embrapa, a instituição começou a ser pensada em 1965 quando vários professores e cientistas de cinco instituições pensaram em modernizar a agricultura brasileira. Duas norte-americanas e três brasileiras: a Universidade de Wisconsin (Madison), a Universidade de Purdue (Indiana), a USP-Universidade de São Paulo, a ABCAR-Associação Brasileira de Crédito e Assistência Rural e a ACAR-MG- Associação de Crédito e Assistência Rural de Minas Gerais.
O grupo inicial de cabeças pensantes era pequeno. Esses professores eram ainda estudantes naquelas universidades que, na volta ao Brasil, passaram a colaborar com a ABCAR e ACAR. Sem perder contato com mestres norte-americanos, o grupo aprofundou os estudos dentro da realidade brasileira para propor soluções.
Para engrossar o caldo inicial, outros professores entraram na roda. Um Grupo de Trabalho foi organizado pela ABCAR, coordenado por José Pastore. Objetivo: trazer as boas e novas ideias ao mundo real. A maquinação se arrastou pelos anos de 1970-71. Depois de muito estudo, o GT propôs ao Ministro da Agricultura, Cirne Lima, a criação da EMBRAPA em 1972. Levada ao presidente Médici, o projeto foi aprovado. Médici sancionou a Lei que oficializou a empresa. Se não foi fácil até então, mais difícil ficou quando o então ministro Cirne Lima, entusiasta e batalhador pela Embrapa, deixou o governo em maio de 1973.
Quem vai contar todos os detalhes dessa História é o sociólogo, escritor e pesquisador da USP, professor José Pastore.
(Leia a entrevista exclusiva e inédita com José Pastore contando a história de como a Embrapa foi pensada oito anos antes de ser instalada.)
SAIBA MAIS:
Leia a entrevista completa e inédita do professor José Pastore:
https://folhadomeio.com/2025/02/jose-pastore-conta-a-a-historia-da-embrapa-que-ninguem-contou/