biodiversidade

Expedição instala placas informativas no Parque Nacional do Monte Roraima

25 de fevereiro de 2025

Placas trazem informações sobre a unidade de conservação, sua biodiversidade, geologia e história

ICMBio

capa (8).png

Equipe do ICMBio no Marco da Tríplice Fronteira – Foto: Acervo

A equipe do Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do Instituto Chico Mendes em Roraima realizou uma expedição ao platô do Monte Roraima com o objetivo de instalar placas informativas sobre o Parque Nacional do Monte Roraima, realizar a manutenção da ponte suspensa no lado brasileiro do platô, além de monitorar a visitação no Brasil. A expedição aconteceu entre os dias 4 e 13 de fevereiro.

Foram instaladas três placas na Gruta do Quati, mais conhecida como “Hotel Quati”, local de pernoite na parte brasileira do Monte. Nelas estão informações sobre o Parque Nacional, sua biodiversidade, geologia e curiosidades sobre as expedições históricas. 

Também foi instalada, pela primeira vez, uma placa informativa sobre o Parque Nacional do Monte Roraima no Marco da Tríplice Fronteira (Brasil/Venezuela/Guiana), com a autorização prévia da Primeira Comissão de Demarcação de Fronteiras, sendo o setor responsável dentro do Itamaraty. 

“Agora todos os visitantes que acessam a área brasileira da montanha poderão entender que estão dentro de um Parque Nacional, gerenciado pelo ICMBio. As placas foram doadas à UC através da parceria feita entre o Entreparques e a operadora de turismo Roraima Adventures, numa iniciativa inédita e muito bem-vinda de identificação do Parque Nacional do Monte Roraima. O ICMBio Roraima agradece a parceria com as instituições e que venham mais iniciativas como esta, visando a valorização das nossas áreas protegidas.”, comemora a analista ambiental Havana Viana, da área temática de uso público e negócios do NGI Roraima.

Placa da gruta do Quati - Foto: Acervo
Placa da gruta do Quati – Foto: Acervo
Placa informativa - Foto: Acervo
Placa informativa – Foto: Acervo