operação

Ibama realiza operação de combate ao desmatamento em terras indígenas no Amazonas

26 de fevereiro de 2025

Fiscais flagraram extração ilegal de madeira e ocupação irregular no município de Manicoré

Assessoria de Comunicação do Ibama

Fiscais do Ibama efetuam a destruição de maquinário utilizado no desmatamento ilegal

Fiscais do Ibama efetuam a destruição de maquinário utilizado no desmatamento ilegal – Foto: Divulgação Ibama/AM

Manaus/AM (26/02/2025) – Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desmontaram um acampamento de invasores que estavam derrubando a floresta nas Terras Indígenas Tenharim Marmelos e Sepoti, no Amazonas. Denominada Xapiri Ajuricaba, a operação de combate ao desmatamento e à extração ilegal de madeira ocorreu nessa terça-feira (25), na região da rodovia BR-230, no município de Manicoré.

Toras de madeiras extraídas ilegalmente em Manicoré (AM)
Toras de madeiras extraídas ilegalmente em Manicoré (AM)

Os invasores realizaram desmatamento ilegal para a criação de gado e construíram edificações a fim de facilitar a logística da ação ilegal. A intenção era de permanecer nas áreas protegidas, desenvolvendo atividade econômica de forma ilícita.

No local, os fiscais do Ibama encontraram esplanadas de madeira extraídas ilegalmente das duas Terras Indígenas e destinadas às serrarias situadas às margens da BR-230, na altura do km 180.

Os equipamentos utilizados pelos invasores foram inutilizados pelo Ibama no próprio local e os ocupantes ilegais foram notificados a se retirarem da Terra Indígena.

O Ibama continua atuando no combate aos ilícitos ambientais, cumprindo o compromisso de preservar o meio ambiente e de enfrentar os crimes dessa natureza.