Inaugurada nova estrutura de trilhas ecológicas no Parque Nacional de Brasília
20 de fevereiro de 2025Uma manhã de sol e calor marcou a inauguração, no sábado (15/02), das novas trilhas ecológicas do Parque Nacional de Brasília. Centenas de caminhantes e ciclistas estiveram presentes para um café da manhã coletivo e não perderam tempo para desfrutar das novas trilhas, que têm extensão variando entre cinco e 28 quilômetros.
Trilhas no Parque Nacional de Brasília de 5km a 28km – Foto: Luciano Malanski
Uma manhã de sol e calor marcou a inauguração, no sábado (15/02), das novas trilhas ecológicas do Parque Nacional de Brasília. Centenas de caminhantes e ciclistas estiveram presentes para um café da manhã coletivo e não perderam tempo para desfrutar das novas trilhas, que têm extensão variando entre cinco e 28 quilômetros.
A chefe do Parque Nacional de Brasília, Larissa Diehl, ressaltou, durante a cerimônia de abertura, a importância da ampliação dessas trilhas. Segundo ela, além de desfrutarem da paisagem com familiares e amigos, os visitantes, ao longo da caminhada, colaboram com os cuidados do parque. “Eles são como os olhos da fiscalização”, diz ela, “denunciando atividades ilícitas que, porventura, venham a identificar no percurso das trilhas”, afirma.
João Carlos Machado, coordenador do Movimento de Apoio aos Caminhos do Planalto Central, que colaborou com a elaboração do projeto e com as obras da nova estrutura, concorda com Larissa. Segundo ele, “quanto maior a participação da sociedade não só na visitação, mas também no apoio à gestão, maior será a conservação da unidade”, garante.
Colaboração
Para viabilizar o projeto de expansão das trilhas, a gestão do Parque contou com voluntários que trabalharam com afinco. Eles apoiaram as equipes do Instituto Chico Mendes (ICMBio/MMA) desde o planejamento até a confecção e instalação da sinalização das trilhas.
A chefe de gabinete do ICMBio, Carla Lessa, representando o presidente Mauro Pires, reafirmou o compromisso da atual administração com a participação da sociedade civil na gestão das unidades de conservação. “Cuidamos do meio ambiente com as pessoas”, afirma.
Trilhas ecológicas
O parque agora conta com o Arco Brasília, travessia que conectará o Parque Nacional de Brasília ao sistema de 8 km de trilhas da Floresta Nacional de Brasília. O percurso está sinalizado com a pegada dos Caminhos do Planalto Central, que apresenta como símbolo a Torre Digital de Brasília.
Além disso, há as trilhas que compõem o circuito Cristal Água, dentro dos limites do parque. Elas são sinalizadas por cores diferentes: Trilha João de Barro – Rosa (5km), Trilha Arara-canindé – Laranja (10km), Trilha Seriema – Azul (15km) e Trilha Mutum – Verde (18km). Os quatro percursos compartilham o mesmo início e o mesmo final.
Serviço
A entrada no Parque Nacional de Brasília para moradores do DF e pessoas com CAD Único no entorno pagam meia-entrada (R$19,00). Idosos e crianças de até 12 anos não pagam.
Informações sobre visitação
Mais informações sobre as trilhas estão disponíveis nas páginas do @parnabrasilia e @movimentocpc.