Instituto Chico Mendes assina acordo de cooperação técnica com o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado do Peru
28 de fevereiro de 2025Países buscam compartilhamento e troca de experiências em conservação da biodiversidade
– Foto: Acervo/ICMBio
No dia 24 de fevereiro o chefe do Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (SERNANP) do Peru, Jose Carlos Nieto Navarrete, e o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, assinaram um acordo de cooperação técnica internacional que visa o compartilhamento de experiências e capacitação de servidores das duas instituições.
Na cerimônia de assinatura, realizada na sede do ICMBio em Brasília, o Chefe do órgão ambiental peruano ressaltou a importância do acordo: “Estamos muito contentes e motivados em trabalhar em conjunto com o Instituto Chico Mendes. Temos muito a aprender juntos”, disse Navarrete.
Para o Embaixador do Peru em Brasília, Rómulo Fernando Acurio Traverso, o acordo vem em um momento desafiador, tendo em vista as mudanças do clima e a importância da Amazônia para o mundo: “Precisamos trabalhar juntos, aprender uns com os outros, fortalecer nossas organizações, como a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – OTCA”, afirmou Traverso.
Segundo o Chefe Substituto da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Carlos Hugo Suarez Sampaio, o acordo soma-se aos esforços do atual governo de ampliar a cooperação sul-sul. “Parabenizo todos os envolvidos de ambos os países que estiveram envolvidos nas negociações desse acordo. A preservação ambiental é tema crucial no debate sobre a crise climática, especialmente no ano da COP30 em Belém, a primeira na região amazônica. Estamos trabalhando para construir fontes de financiamento confiáveis e duradouras para manter as nossas florestas em pé”, declarou Sampaio.
O presidente do Instituto Chico Mendes, Mauro Pires, afirmou que o acordo é muito relevante para a conservação da biodiversidade nos dois países e desejou bom trabalho a toda a delegação peruana presente no evento. “Vamos trabalhar nesses primeiros dois anos de acordo com três áreas temáticas: Manejo Integrado do Fogo, Turismo Comunitário e Gestão Integrada do Território”, explicou Pires.
Com a assinatura do acordo, os trabalhos começaram imediatamente. No mesmo dia da assinatura, a delegação peruana foi acompanhar um teste de queima prescrita na Reserva Biológica da Contagem, no Distrito Federal. E no dia seguinte, os técnicos peruanos visitaram o Parque Nacional de Brasília e foram para Alto Paraíso e Cavalcante, em Goiás, para visitas técnicas ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e Território Quilombola Kalunga, onde está se construindo um mosaico de áreas protegidas.