Conservação

Instituto Chico Mendes lança lista de Espécies Exóticas Invasoras em Unidades de Conservação Federais

12 de fevereiro de 2025

ICMBio busca a prevenção, controle, monitoramento e erradicação de plantas e animais que concorrem com a biodiversidade brasileira

Comunicação ICMBio

Lisachatina fulica - Marta Luciane Fischer SITE.jpg

Lisachatina fulica – Foto: Marta Luciane Fischer

Acontece no dia 13 de fevereiro (quinta-feira), às 15h, o evento de lançamento da Lista de Espécies Exóticas Invasoras em Unidades de Conservação Federais, um marco importante no esforço de conservação da biodiversidade nativa, especialmente no que diz respeito à mitigação dos impactos negativos das invasões biológicas.   

A apresentação contará com a presença do Presidente do Instituto Chico Mendes, Mauro Pires, e pode ser acompanhada ao vivo pelo link: bit.ly/listaeeiemucfederais .

A coordenadora de Manejo de Espécies Exóticas Invasoras (CMEEI), Tatiani Chapla, explica que o processo para atualização da lista iniciou em janeiro de 2024 e envolveu onze Centros Nacionais de Pesquisa e Conservação do ICMBio. Toda a equipe da CMEEI, com apoio de cinco voluntários, realizou a triagem e validação de 60.306 registros de diversas fontes, incluindo consulta ampla, consulta direcionada e bancos de dados do Instituto e parceiros. 

Além disso, 145 Unidades de Conservação Federais participaram do processo, reportando dados essenciais para a construção da lista, reforçando o caráter colaborativo e a abrangência da iniciativa. 

A atualização dessa lista tem um papel fundamental em consolidar uma referência confiável e transparente sobre a ocorrência de EEI em UC federais, promovendo ações mais eficazes de prevenção, controle, monitoramento e erradicação dessas espécies. 

Serviço:  

  • Lançamento da Lista de Espécies Exóticas Invasoras em Unidades de Conservação federais 
  • Dia 13 de fevereiro de 2025 – quinta-feira – das 15h às 17h 
  • Transmissão ao vivo pelo link (preencher formulário para acesso):  teams.microsoft.com

Mais informações sobre Espécies Exóticas Invasoras em:  gov.br/icmbio