Emater-DF promove oficinas sobre produção de caldas e uso de pulverizadores no cultivo da goiaba
21 de março de 2025Nesta sexta-feira (21), a Emater-DF promoverá duas oficinas voltadas para o controle de pragas no cultivo da goiaba. A Oficina de Produção de Caldas Alternativas e a Oficina de Regulagem de Pulverizadores Adaptados. Esta ação integra a programação técnica da Feira da Goiaba de Brasília e acontece no Incra 6, em Brazlândia, no horário de 8h às 12h.
A oficina de caldas alternativas será conduzida pelo agrônomo e extensionista rural da Emater-DF Rildon Oliveira, que ensinará a produção das caldas bordalesa e sulfocálcica. “Essas caldas são extremamente eficientes no combate a pragas e doenças e vamos trazer para o contexto da goiaba, mas podem ser utilizadas em qualquer cultura”, explica o agrônomo. “São duas caldas centenárias, utilizadas já há muitos anos tanto na agricultura orgânica, como convencional e a gente vai mostrar o preparo, o uso e a eficiência dessas caldas”, afirma.
Ainda segundo Rildon, a fabricação desses insumos na propriedade representa um excelente custo-benefício para os produtores, além de oferecer excelente eficácia no controle de pragas e doenças que afetam a fruta e ser uma prática sustentável. “A fabricação dessas caldas na propriedade é simples e reduz custos, já que os produtos industrializados são bem mais caros”, explica Rildon.
Embora a aplicação de caldas seja uma solução agroecológica, elas também exigem o uso de pulverizadores adequados e de equipamentos de proteção individuais (EPI’s). Para tratar do assunto, o extensionista rural Hélio Roberto Lopes vai ministrar a oficina sobre o uso de pulverizadores e vai apresentar aos participantes um equipamento adaptado.
As oficinas oferecerão uma oportunidade prática para que os produtores aprendam a fabricar e aplicar esses insumos de forma segura e econômica, contribuindo para a sustentabilidade e produtividade das lavouras.
Serviço:
Oficinas de Produção de Caldas Alternativas e de Regulagem de Pulverizadores Adaptados
Quando: Dia 21 de Março, das 8h às 12h
Local: Chácara 2/234 – Incra 6, Brazlândia