Exposição inaugurada pela Ministra Marina Silva é nova opção de lazer e cultura na Floresta Nacional de Ipanema
2 de março de 2025Centro de visitantes foi reformado, e visita aos prédios históricos agora tem opção de audiodescrição

Ministra Marina Silva visita exposição na Floresta Nacional de Ipanema – Foto: Fernando Donasci
No dia 26 de fevereiro, a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, esteve na Floresta Nacional de Ipanema, unidade de conservação localizada em Iperó, no interior de São Paulo, para participar da cerimônia de inauguração da nova exposição do centro de visitantes da Flona.
A mostra reúne informações sobre a unidade de conservação, atividades de visitação e condutas responsáveis em ambientes naturais, além de dados sobre a história do local, desde a época em que abrigava uma fábrica de ferro até a criação da Flona.
O evento contou com a presença do presidente do Instituto Chico Mendes, Mauro Pires, e do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, além de autoridades locais, voluntários, parceiros e servidores do ICMBio.
- Ministra Marina Silva parabeniza equipe do ICMBio pelo trabalho realizado – Foto: Ricardo Peng/ICMBio
O Centro de Visitantes passou por reforma realizada com recursos recebidos pelo ICMBio em abril de 2023, provenientes de emenda parlamentar concedida pelo presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, quando era deputado federal por São Paulo. No total, R$370 mil foram utilizados para a execução do projeto, que unificou as três salas do centro.
Na reforma, também foi renovada a sinalização dos edifícios históricos que compõem a área da Flona, que agora contam com informações disponíveis em texto bilíngue. Além disso, 30 roteiros de audiodescrição e audioguia estão disponíveis para download aqui.
O prefeito de Iperó, Leonardo Folim, e o vice-prefeito de Araçoiaba da Serra, Edilson Domingues, cidades em que o território da Flona fica localizado, parabenizaram a gestão do Instituto Chico Mendes pelo trabalho realizado, destacando o papel da Flona de Ipanema no turismo da região. A unidade é um atrativo popular, especialmente aos finais de semana.
- Chefe do NGI Iperó, Fernando Tizianel, apresenta a exposição que trata dos aspectos ambientais, históricos e culturais da Floresta Nacional de Ipanema – Foto: Fernando Donasci
O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, mencionou em sua fala a sua relação com a Unidade de Conservação, que fez parte de seus estudos no mestrado, e falou sobre a história do local: “Aqui funcionava a Fazenda Ipanema, uma área onde, no passado, foram feitos experimentos de implementos e técnicas agrícolas. Hoje, é uma importante área para a conservação da biodiversidade e tem grande potencial turístico. Fico feliz de ver a qualidade da exposição produzida com os recursos da emenda. A Flona precisava de melhorias para o público”.
O presidente do Instituto Chico Mendes, Mauro Pires, ressaltou a importância de ampliar e facilitar o acesso às unidades de conservação e suas informações. “Aqui na Floresta de Ipanema, além do patrimônio natural, temos um patrimônio histórico e cultural riquíssimo. A exposição, com recursos de acessibilidade para atender a todas as pessoas, apresenta essa riqueza”, disse ele. “É muito bom ver que a comunidade local está envolvida e participa ativamente da gestão da unidade, com trabalhos voluntários e atuação no conselho da Flona”, completou Pires.
A Ministra Marina Silva, em sua fala, destacou que todos os investimentos em conservação da biodiversidade são importantes, tendo em vista o cenário da mudança do clima e a necessidade de termos florestas conservadas para ajudar no combate às secas e enchentes, por exemplo. “O problema da mudança do clima está instalado. Um espaço como esse é pedagógico para que a população aprenda a dar valor à natureza”, destacou a ministra. “Não podemos ser negacionistas, todos têm que ser ‘sustentabilistas’, ou seja, temos que trabalhar juntos para conservar e valorizar a natureza”, finalizou a ministra.
Agradecimentos
O chefe do Núcleo de Gestão Integrada de Iperó, que gerencia, entre outras, a Floresta Nacional de Ipanema, Fernando Tizianel, destacou o trabalho dos colegas e parceiros. “Agradeço à analista ambiental Beatriz Nascimento Gomes, que liderou a idealização e desenvolvimento do Projeto, e sem a qual não teríamos um produto com tamanha qualidade técnica. Estendo os agradecimentos à equipe responsável, Larissa Fernanda Amaro Domingues, Luciano Bonatti Regalado e Marcelo Afonso, e aos colaboradores Marli Ramos, Valter Fernandes Meira, e à voluntária Ana Beatriz de Oliveira Mariani. Agradeço aos fotógrafos que gentilmente cederam suas fotografias para compor nossa exposição:
- Alexandre G. Franchin
- André Camargo
- André Guilherme
- Ary Bassous
- Beatriz Nascimento Gomes
- Carbone Comunicação
- Evandro Cesar Moura
- Hernan R. Goni
- Instituto Manacá
- João Pedro Eggert
- Josângela Jesus
- Julio Souza
- Leonardo Milano
- Luciano Bonatti Regalado
- Luisa Lopes
- Marcelo Afonso
- Márcio de Camargo
- Rosa Marco Sarti
- Murilo Piaya
- Osvaldo Vieira Cristo
- Rafael Béccheri Cortez
- Rui Faquini
Agradeço à Prefeitura de Araçoiaba da Serra e Iperó pelas melhorias logísticas de acesso à FLONA; à ACADEBio, nossa irmã institucional, pela valiosa cooperação na preparação deste evento; agradeço à empresa Traço Leal Publicidade e Assessoria Ltda. pela elaboração do projeto gráfico e execução”.
Floresta Nacional de Ipanema
Criada em 20 de maio de 1992 pelo Decreto Federal nº 530, a Floresta Nacional de Ipanema é uma unidade de conservação federal administrada pelo ICMBio, unidade vinculada ao MMA.
Situada a 120 km da capital paulista, a Flona foi criada no contexto da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92. Sua missão é proteger, conservar e restaurar remanescentes da Mata Atlântica, com destaque para o Morro Araçoiaba e ecossistemas associados. Também busca preservar seus atributos naturais, históricos e culturais, promover o manejo florestal e o uso público, além de ser referência em integração socioambiental e pesquisa.