Educação Ambiental

Ibama recebe reconhecimento do MP por proteção de praias em Santarém

12 de março de 2025

Equipe de Educação Ambiental impulsionou projeto de conscientização e organização na região da vila de Alter do Chão

Assessoria de Comunicação do Ibama

 

Equipe de Educação Ambiental em Santarém/PA – Foto: EEA-Ibama Santarém

Santarém/PA (10/03/2025) – As ações que vem sendo desenvolvidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para proteger praias e Áreas de Preservação permanente (APPs) na região da vila de Alter do Chão, em Santarém (PA), receberam reconhecimento formal do Ministério Público do Pará.

Equipe de Educação Ambiental em Santarém/PA.A Equipe de Educação Ambiental (EEA) que atua no município paraense tomou nota do reconhecimento por meio de um ofício da Promotoria de Justiça, que destacou o notável trabalho realizado nas zonas balneárias do rio Tapajós e que sugeriu a expansão do projeto para áreas vizinhas. A iniciativa do Ibama teve origem em uma recomendação conjunta do Ministério Público Estadual e do Ministério Público Federal, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a proibição da circulação e da permanência de veículos automotores nas praias de Santarém. No entanto, o projeto cresceu e passou a abranger uma discussão mais ampla sobre a preservação das praias fluviais, que estão entre as consideradas mais belas do Brasil.

Com metodologias ativas e uma abordagem baseada no envolvimento da comunidade e dos agentes econômicos, a  ação da autarquia fomentou um espaço de articulação entre diferentes setores. O projeto envolveu empresários do turismo, movimentos sociais e representantes dos povos indígenas Borari, principal etnia em Alter do Chão, promovendo o diálogo e a busca por soluções concretas para os desafios ambientais locais.

A EEA-Santarém ressaltou que o projeto gerou uma significativa integração entre a comunidade e os entes ambientais. Entre os resultados alcançados, destacam-se o aumento no número de denúncias de crimes ambientais ao Ibama, a maior colaboração entre a população e as equipes de fiscalização e o interesse de outros municípios banhados pelo rio Tapajós em implementar iniciativas semelhantes.

O projeto contou com o apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santarém/PA, consolidando uma rede de colaboração para a proteção ambiental da região.

Assessoria de Comunicação do Ibama
imprensa@ibama.gov.br
61 3316-1015