Luís Eduardo Magalhães

Lobo-guará resgatado após atropelamento na Bahia passa por cirurgia e inicia reabilitação

31 de março de 2025

Animal símbolo do Cerrado recebeu atendimento especializado e agora segue em recuperação sob cuidados veterinários

Foto: Divulgação/Ascom Inema

Lobo-guará atropelado na Bahia passa por cirurgia e inicia reabilitação

Um lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) atropelado na BR-242, no Oeste da Bahia, passou por cirurgia nesta terça-feira (25), após ser resgatado pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). O acidente ocorreu nas proximidades de Luís Eduardo Magalhães, e o animal sofreu fraturas nas duas patas dianteiras.

Resgate e Atendimento

A equipe do Inema realizou os primeiros socorros no local, com apoio do Centro de Conservação e Educação Socioambiental Parque Vida Cerrado. Em seguida, o lobo-guará foi encaminhado para o Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Salvador, onde recebeu atendimento especializado.

Segundo o veterinário Vinícius Dantas, coordenador de gestão de fauna do Inema, após a estabilização clínica, constatou-se a necessidade de cirurgia para restaurar a locomoção do animal. O procedimento foi realizado no Instituto de Cirurgia Ortopédica e Neurológica Veterinária (ICONVET) e teve êxito. Agora, o lobo passa por acompanhamento de uma equipe multidisciplinar para sua reabilitação.

Atenção na Rodovia

Danilo Cezar, técnico da Unidade Regional do Inema em Barreiras, destacou que a BR-242 tem alto fluxo de veículos, exigindo maior atenção dos motoristas devido à presença de fauna silvestre. Apenas dez dias após o primeiro resgate, outro lobo-guará foi atropelado na região, no município de São Desidério. Felizmente, esse segundo animal não apresentava ferimentos graves e foi levado para o Criadouro Fazenda Trijunção, especializado no atendimento de espécies do Cerrado.

Para reduzir acidentes como esses, o Inema intensificou ações de fiscalização e educação ambiental junto a produtores rurais, motoristas e comunidades locais, promovendo a proteção da fauna.

Como ajudar?

A população pode contribuir com a preservação da fauna silvestre acionando o Disque Fauna do Cetas pelo WhatsApp (71) 99661-3998 ao encontrar animais feridos ou fora do habitat natural.

Sobre o Lobo-guará

O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul, podendo medir até 1,30 metro de comprimento e pesar mais de 20 quilos. De hábitos solitários, a espécie só forma casais no período reprodutivo e durante o cuidado parental. Atualmente, é classificado como “Vulnerável” pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio-MMA) e “Quase ameaçado” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).