Técnicos e produtores rurais do DF participam da Fruit Attraction, feira internacional do setor de frutas e hortaliças
30 de março de 2025Com estande exclusivo do DF, a feira internacional abriu portas para novas oportunidades de negócios e inovação na fruticultura local

Técnicos da Emater-DF participaram da feira de frutas e hortaliças internacional, realizada em São Paulo
Pela primeira vez, o Distrito Federal contou com um estande exclusivo na Fruit Attraction, uma das maiores feiras internacionais do setor de frutas e hortaliças, realizada em São Paulo, de 25 a 27 de março. A participação do Distrito Federal no evento foi organizada pelo Instituto Sempre Fides e reuniu produtores, empresas e especialistas do setor com objetivo para impulsionar o mercado de frutas brasileiras no cenário nacional e internacional.
A participação do DF foi viabilizada por meio do fomento da Secretaria de Agricultura do DF (Seagri), o que possibilitou a participação de técnicos da Emater-DF e de 12 produtores da capital no evento, que proporcionou um espaço estratégico para geração de negócios, prospecção de mercados e ampliação de parcerias, colocando os produtos do DF no radar de compradores e investidores nacionais e internacionais. A Emater-DF, o Sebrae e a Ceasa-DF participaram como apoiadores do evento.
“O Fruit Attraction é muito mais do que uma feira: é um ambiente de negócios e oportunidades. Os produtores do DF tiveram contato direto com compradores e especialistas, entenderam como agregar valor aos seus produtos e visualizaram novos caminhos para expandir seus mercados. Além disso, conhecemos experiências inovadoras que mostram como a organização da produção e a adoção de novas tecnologias podem transformar a realidade no campo. Estamos levando para Brasília não apenas contatos, mas um olhar renovado sobre as possibilidades de crescimento e fortalecimento da nossa fruticultura”, afirmou o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, que também participou do evento.

produtora Leandra Lima Soares Alvarenga, que cultiva mirtilo no DF.
“Estamos extremamente satisfeitos com os resultados alcançados na Fruit Attraction. Conseguimos conectar nossos produtores a mercados nacionais e internacionais e demonstrar a qualidade e sustentabilidade da nossa produção”, destacou o secretário de Agricultura do DF, Rafael Bueno. Segundo ele, a presença dos produtores na feira reafirma a capacidade e a competitividade do Distrito Federal no cenário internacional, projetando um futuro promissor para a agricultura local.
Durante a feira, os produtores trocaram experiências e tiveram acesso a informações valiosas sobre comercialização, agregação de valor e exigências do mercado. Além da exposição no estande, a delegação do DF participou de visitas técnicas a propriedades rurais em Jundiaí, Louveira e Valinhos, referência em inovação no campo. Os produtores conheceram modelos de verticalização da produção, turismo rural e tecnificação agrícola, estratégias que agregam valor aos produtos e aumentam a rentabilidade das propriedades.
Para o técnico da Emater-DF, Claudinei Vieira, a experiência foi enriquecedora tanto para os produtores quanto para os técnicos da instituição. “A participação na Fruit Attraction mostrou aos nossos produtores que há um mercado gigantesco para as frutas e que esse potencial ainda não é totalmente explorado. Durante o evento, alguns deles fecharam negócios futuros com empresas de São Paulo, que agora querem expandir para Brasília. Além disso, pude conhecer novas técnicas de cultivo para morango, framboesa e mirtilo, que ainda não são aplicadas aqui. Foi inspirador ver o entusiasmo dos produtores ao perceberem essas possibilidades”, destacou Claudinei.
A produtora Leandra Lima Soares Alvarenga, que cultiva mirtilo no DF, também celebrou a participação no evento, destacando que a experiência foi um divisor de águas para o setor. “Foi uma oportunidade incrível! Pudemos entender a demanda internacional pelos frutos brasileiros, especialmente pelo mirtilo, e perceber que o produto cultivado no Cerrado tem uma qualidade superior. Tivemos acesso a tecnologias inovadoras para a agroindústria, fizemos contato com despachantes especializados em exportação e conhecemos empresas que desenvolvem soluções para melhorar irrigação, qualidade dos frutos, manejo e produtividade. Também tivemos rodadas de negócios que reforçaram o interesse do mercado pelo nosso mirtilo, o que nos dá ainda mais segurança para expandir, buscar certificações e aprimorar nossa produção. Com certeza, essa experiência acelerará muitas oportunidades para nós”, afirmou Leandra.
Ela destacou ainda a importância das trocas internacionais e a possibilidade de aperfeiçoamento das técnicas utilizadas no cultivo. “Tivemos contato com profissionais de outros países, especialmente do Peru, e fizemos trocas de conhecimento sobre a produção de frutas. Também descobrimos novas genéticas e produtos biotecnológicos que poderemos aplicar para garantir ainda mais segurança alimentar e eficiência produtiva. Quando a gente percebe a grandeza da demanda pelos nossos produtos, cresce a vontade de investir mais, buscar certificação e se especializar. Foi uma experiência enriquecedora que nos mostrou que o futuro da fruticultura do DF é promissor“, completou.

Técnicos e produtores rurais também participaram de visitas técnicas em propriedades rurais