DF

Emater-DF celebra 47 anos com homenagens, entrega de veículos e reconhecimento ao protagonismo no campo

19 de abril de 2025

Evento reuniu autoridades e empregados para celebrar e destacar a importância da empresa no desenvolvimento rural do Distrito Federal

Emater-DF

A manhã desta sexta-feira (11) foi marcada por emoção, reconhecimento e celebração na sede da Emater-DF, durante a solenidade de comemoração pelos 47 anos da empresa. Com quase cinco décadas de dedicação à agricultura familiar e ao desenvolvimento rural sustentável do Distrito Federal, a Emater celebrou não só a sua trajetória, mas também a força de seus empregados, o impacto positivo junto aos produtores e o papel estratégico que exerce como empresa pública.

Logo no início, os participantes foram recepcionados com um vídeo de depoimentos de empregados, seguido por um momento de grande comoção: a economista doméstica Sandra Evangelista entoou o Hino Nacional, emocionando todos os presentes. Em seguida, autoridades e representantes de instituições parceiras tomaram lugar no dispositivo de honra, dando início à cerimônia oficial.

O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, deu as boas-vindas destacando o fortalecimento institucional da empresa e seu protagonismo em ações essenciais para o campo. “Essa é a preocupação dessa gestão: deixar a nossa Emater cada vez mais fortalecida institucionalmente”, afirmou. Ele também falou sobre ações que estão sendo desenvolvidas para que a empresa tenha condições de atender cada vez melhor os produtores, como investimentos na renovação da frota e melhorias nos escritórios.

O secretário de Agricultura, Rafael Bueno, reforçou a relevância da empresa. “A Emater vai muito além da assistência técnica. Ela transforma vidas, como bem disse o presidente do Ibram, Roney Nemer, ao lembrar que a Emater é vista como uma extensão da casa dos produtores. Isso mostra não só a excelência técnica, mas também o acolhimento humano que os extensionistas promovem”, disse.

Um dos momentos simbólicos da celebração foi a entrega de um caminhão e a homenagem à Comissão de Leilão e à Gerência de Logística, além da entrega de veículos adquiridos com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), reforçando a estrutura de atendimento da empresa no campo.

A celebração também contou com a exibição de um vídeo com depoimentos de produtores atendidos, reforçando o impacto direto da Emater-DF na vida de quem vive da terra. Logo após, foram homenageados os empregados que se desligaram da empresa pelo Programa de Desligamento Voluntário (PDV), com entrega de crachás simbólicos feita pelo presidente da Emater-DF.

Durante o evento, Maria Cristina Firmino Mota, apresentou os trabalhos desenvolvidos pelo Controle Interno da empresa e falou sobre a importância da unidade. O Ouvidor da Emater-DF, Orlando Paula Moreira Filho, fez uma homenagem aos PDVistas e logo em seguida apresentou o Programa de Valorização dos Empregados e anunciou os cinco empregados que mais receberam elogios na Ouvidoria no último ano, que foram os extensionistas Flávio Bonesso, Sandra Cristina de Souza, Andréia Gonçalves, Sandra Maria Evangelista e Zaida Regina.

Ele também apresentou as duas unidades com melhor avaliação, que foram a Gerência de Desenvolvimento Social (Gedes) e o Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional (Cefor). Outro ponto alto foi a premiação de trabalhos de destaque desenvolvidos por empregados da empresa, revelando talento, inovação e comprometimento com o serviço público rural.

Na área fim, o destaque ficou com o trabalho de  Sistema de Plantio Direto de Hortaliças, que vem sendo desenvolvido pelo extensionista Márcio Meirelles junto aos produtores. Já na área meio, o trabalho de Gestão Estratégica Integrada para Fortalecimento Institucional da Emater-DF, que vem sendo tocado por Jakeline Silva de Oliveira foi selecionado. A Metodologia Ágil aplicada na Gestão de Equipes, desenvolvida por Letícia Pastor Gomes Martinez, foi o destaque em “gestão” e o prêmio de Destaque Protagonismo Feminino ficou com Adriana Zica, com o trabalho de crochê que ela vem desenvolvendo junto às mulheres de comunidades rurais do Jardim.

Já na categoria coletiva, o Programa de Adaptação às Mudanças Climáticas, Emater-DF no Clima, criados pelas engenheiras ambientais Anne Caroline Lobo e Iclea Almeida de Silva, e o trabalho de  Alinhamento entre objetivos, metas e indicadores de gestão, feito pelas empregadas Larissa Gomes, Juliana Matitura e Luísa Magalhães Coelho Ávila Paz levaram a premiação.