Extensão de horta exigida pelo licenciamento é inaugurada no PR
19 de abril de 2025Horta comunitária é resultado de programa de responsabilidade socioambiental, previsto na operação de oleoduto

Horta comunitária paranaense é um das cincos maiores do país – Foto: Divulgação/Ibama
Brasília/DF (16/04/2025) – No âmbito do processo de licenciamento ambiental federal do Oleoduto OSPAR, instalado para transportar petróleo bruto de Santa Catarina para o Paraná, representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estiveram presentes na inauguração da extensão da horta comunitária exigida do empreendedor como condicionante da Licença de Operação do oleoduto.
O evento, realizado no início de abril pela Transpetro, no município de Fazenda Rio Grande (PR), apresentou a obra de extensão, prevista no Programa de Responsabilidade Socioambiental nas Comunidades Vizinhas ao Oleoduto OSPAR e Demais Públicos de Interesse, que é direcionado às comunidades das áreas de influência do duto.
A horta é uma das cinco maiores do país e atende aos moradores do bairro Pinheiros e de região próxima ao município paranaense. Além dos benefícios diretos, como a produção de alimentos saudáveis, os participantes do evento destacaram um ganho de qualidade na saúde psicológica da população envolvida, a geração de renda extra e a movimentação do comércio local.
Na oportunidade, o Ibama estabeleceu uma troca de informações com a população presente e acompanhou o plantio de hortaliças realizado por alunos de uma escola pública pertencente à comunidade.
A equipe do Instituto lotada na Superintendência em Santa Catarina seguirá acompanhando as ações desenvolvidas, no escopo do licenciamento ambiental, por meio da análise de relatórios fornecidos pelo empreendedor e de vistorias, a fim de fiscalizar se o programa está sendo efetivamente aplicado nas comunidades impactadas pelo oleoduto.
Assessoria de Comunicação do Ibama