garimpo ilegal

Ibama intensifica combate ao garimpo ilegal em operação no Rio Jandiatuba (AM)

30 de abril de 2025

Ação integrada resulta na inutilização de infraestrutura criminosa e fortalece a proteção ambiental e dos povos indígenas

Assessoria de Comunicação do Ibama

2025-04-28 Ibama, PF e Funai atuam em conjunto no combate ao garimpo ilegal no rio Jandiatuba (AM).jpeg

Ibama, PF e Funai atuam em conjunto no combate ao garimpo ilegal no Rio Jandiatuba (AM) – Foto: Ibama/PF/Funai

São Paulo de Olivença (AM) – Em uma ofensiva decisiva contra o garimpo ilegal na região do rio Jandiatuba e seus afluentes, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Polícia Federal e a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), atuam em conjunto na proteção da Amazônia e das comunidades indígenas e ribeirinhas.

Ibama, PF e Funai inutiliza infraestrutura criminosa em operação no rio Jandiatuba (AM)
Ibama, PF e Funai inutiliza infraestrutura criminosa em operação no rio Jandiatuba (AM)- Fotos: Ibama/PF/Funai

Nos primeiros quatro dias da operação, a atuação intensa dos agentes resultou na destruição de 16 dragas de garimpo e de quatro rebocadores de apoio logístico, além da apreensão de uma embarcação tipo recreio, anteriormente utilizada para abastecer os garimpeiros. O barco agora será incorporado às ações de fiscalização ambiental, reforçando a estrutura de combate aos ilícitos na região.

O Ibama desempenha papel central na estratégia de enfrentamento, conduzindo as ações de campo para inutilização de equipamentos, coleta de provas e análise dos impactos ambientais. Durante a varredura realizada ao longo do rio Jandiatuba, igarapés e lagos adjacentes, foram também apreendidas pequenas embarcações motorizadas e dezenas de aparelhos celulares. Este material será encaminhado para a Polícia Federal para subsidiar investigações que visam desmantelar redes criminosas envolvidas na exploração ilegal.

A operação representa um golpe significativo contra o garimpo clandestino, impondo prejuízos financeiros expressivos às atividades criminosas e dificultando a continuidade da degradação ambiental. A forte presença do Estado, reforçada pela ação articulada do Ibama, envia um recado firme contra a impunidade e reafirma o compromisso com a proteção da floresta amazônica e dos povos que dela dependem.

O sucesso dessa primeira etapa da operação evidencia a importância da atuação integrada entre instituições federais, mas sobretudo, destaca o protagonismo do Ibama na proteção dos recursos naturais e no combate sistemático aos crimes ambientais.

As ações no rio Jandiatuba seguem em andamento, com a continuidade do patrulhamento, da destruição de maquinário ilícito e do fortalecimento das medidas de investigação e responsabilização dos infratores. O Ibama reitera seu compromisso permanente com a preservação da Amazônia e a defesa dos direitos dos povos indígenas.

Assessoria de Comunicação do Ibama