MMA apresenta avanços de projetos apoiados pela coalizão filantrópica Protecting Our Planet
10 de abril de 2025Aportes do grupo são aplicados em projetos de combate ao desmatamento, proteção da biodiversidades

A reunião de balanço dos dois anos de parceria entre o governo federal e a coalizão ocorreu em Brasília (DF). – Foto: Rogerio Cassimiro/MMA
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) apresentou, na terça-feira (8/4), os avanços na implementação e impactos dos projetos socioambientais apoiados pela coalizão filantrópica Protecting Our Planet (POP). A exposição ocorreu durante a reunião de balanço dos dois anos de parceria entre o governo federal e o grupo, realizada em Brasília (DF).
“Neste momento, em que só há desconfiança e estímulo à guerra, bélica ou tarifária, somos uma centelha de esperança. Agradeço por termos iniciado essa parceria”, disse a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, no evento.
Também participaram do encontro com as organizações filantrópicas o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, e representantes das secretarias que integram o MMA.
A Protecting Our Planet (POP) – Protegendo Nosso Planeta, em tradução para o português – é formada por onze organizações filantrópicas internacionais. A reunião buscou ampliar parcerias e iniciativas para combater o desmatamento, proteger a biodiversidade e os povos e comunidades tradicionais e acelerar a transição para uma economia sustentável.
Em 2023, a coalizão filantrópica anunciou o desembolso de US$ 200 milhões para apoio a projetos socioambientais no Brasil, conduzidos pelo governo e pelo setor privado, pelos quatro anos seguintes. No MMA, os recursos têm sido aplicados nas áreas de desenvolvimento socioambiental de comunidades, estruturação de novas Unidades de Conservação e fortalecimento institucional e governança.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA