FILANTROPIA

MMA apresenta avanços de projetos apoiados pela coalizão filantrópica Protecting Our Planet

10 de abril de 2025

Aportes do grupo são aplicados em projetos de combate ao desmatamento, proteção da biodiversidades

mma

op02_POP_Vale_Esta.jpg

A reunião de balanço dos dois anos de parceria entre o governo federal e a coalizão ocorreu em Brasília (DF). – Foto: Rogerio Cassimiro/MMA

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) apresentou, na terça-feira (8/4), os avanços na implementação e impactos dos projetos socioambientais apoiados pela coalizão filantrópica Protecting Our Planet (POP). A exposição ocorreu durante a reunião de balanço dos dois anos de parceria entre o governo federal e o grupo, realizada em Brasília (DF).

“Neste momento, em que só há desconfiança e estímulo à guerra, bélica ou tarifária, somos uma centelha de esperança. Agradeço por termos iniciado essa parceria”, disse a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, no evento.

Também participaram do encontro com as organizações filantrópicas o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires, e representantes das secretarias que integram o MMA.

A Protecting Our Planet (POP) – Protegendo Nosso Planeta, em tradução para o português – é formada por onze organizações filantrópicas internacionais. A reunião buscou ampliar parcerias e iniciativas para combater o desmatamento, proteger a biodiversidade e os povos e comunidades tradicionais e acelerar a transição para uma economia sustentável.

Em 2023, a coalizão filantrópica anunciou o desembolso de US$ 200 milhões para apoio a projetos socioambientais no Brasil, conduzidos pelo governo e pelo setor privado, pelos quatro anos seguintes. No MMA, os recursos  têm sido aplicados nas áreas de desenvolvimento socioambiental de comunidades, estruturação de novas Unidades de Conservação e fortalecimento institucional e governança.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA