MMA apresenta o SinPatinhas a vereadoras e vereadores de todo o país
28 de abril de 2025Parlamentares foram convidados a serem embaixadores da iniciativa

Vanessa Negrini destacou que o cadastro é 100% gratuito e voluntário – Foto: Foto: Rogério Cassimiro/MMA
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) apresentou, na quarta-feira (23), o Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas) e o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas) a vereadoras e vereadores participantes da XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais. O evento é realizado em Brasília (DF) até a próxima sexta-feira (25/4).
Na oportunidade, a diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos dos Animais do MMA, Vanessa Negrini, convidou os parlamentares municipais a se tornarem embaixadores do SinPatinhas em suas cidades. Ela destacou que o cadastro é 100% gratuito, voluntário e que todos os dados fornecidos pelos responsáveis dos animais não ficarão expostos publicamente e estão protegidos por lei.
“Vocês são os representantes mais próximos do povo e sabem que, além de comida, saúde, educação e moradia, as pessoas querem proteção para os animais, especialmente para cães e gatos, que já são parte da família. Acolham essa pauta e sejam embaixadores do SinPatinhas. Juntos, podemos avançar com políticas públicas reais”, afirmou. A participação ocorreu no painel “UVB Animal – Vereadores Defensores da Causa Animal”.
O convite, explica a diretora, tem o objetivo de ampliar a mobilização das comunidades para cadastro dos animais no sistema. De acordo com ela, a medida fomentará a geração de dados concretos que serão usados para subsidiar a formulação de políticas públicas de proteção ao animais domésticos em cada município.
Lançados no dia 17/4 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, o ProPatinhas e o SinPatinhas asseguram ações para fortalecer a proteção e a garantia do bem-estar de cães e gatos, a partir da oferta de ações totalmente gratuitas, como a identificação dos animais, o apoio à realização de castração e à implantação de mcrochipagem, entre outras iniciativas.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA