PROTEÇÃO AMBIENTAL

MMA participa de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre respostas às situações de desastre

15 de abril de 2025

Dentre as ações destacadas, está a contratação do maior contingente de brigadistas da história para ações de combate aos incêndios florestais em 2025, com 4.608 profissionais

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA

Design sem nome (1).png

MMA foi representado pela diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais, da SBio, Vanessa Negrini – Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) participou na última quarta-feira (9/4) da audiência pública na Câmara dos Deputados que debateu melhorias no programa Resposta em Operações Integradas para Atuação em Situações de Desastres (Respad), na Comissão Especial sobre Prevenção e Auxílio a Desastres e Calamidades Naturais.

O MMA foi representado pela diretora do Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais, da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais (SBio), Vanessa Negrini, que apresentou as principais ações do ministério nessa agenda, com destaque para o anúncio da contratação do maior contingente de brigadistas da história do país para o combate aos incêndios florestais em 2025.

Serão 4.608 profissionais, organizados em 231 brigadas florestais federais, com atuação em todo o território nacional. “O Ministério vem trabalhando nas ações preventivas, entregando à sociedade brasileira, após consulta pública e institucional, que envolveu o governo federal, municipais e estaduais, o Plano Clima de Adaptação e Mitigação”, destacou. “Porque precisamos trabalhar para além da emergência, mas para preparar os municípios antes que o evento aconteça”, completou.

Ela ressaltou, ainda, a implementação do Rito Sumário da Proteção Animal, desenvolvido em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, que atendeu emergencialmente 69 municípios afetados pela tragédia no Rio Grande do Sul, garantindo resposta rápida às demandas envolvendo animais. “Como parte da resposta, o MMA viabilizou o envio de kits de pronto atendimento veterinário para cerca de 8,8 mil cães e gatos”, disse.

Outra iniciativa relevante mencionada foi a parceria entre o MMA e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, voltada à capacitação de 1,5 mil agentes de segurança pública em procedimentos de resgate de fauna em situações de desastres e emergências climáticas.

Por fim, a diretora reforçou a importância do apoio do Congresso Nacional à tramitação de proposição legislativa que permitirá maior agilidade na transferência de recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) aos municípios, fortalecendo a capacidade local de resposta a incêndios e ampliando as ações de proteção à fauna atingida. “Precisamos pensar em ações integradas e coordenadas porque o governo é um só, a sociedade brasileira é uma só, e a gente precisa fazer um trabalho conjunto pra dar respostas cada vez mais céleres e efetivas”, concluiu.

Também participaram da audiência a secretária da Casa Civil da Presidência da República, Petula Ponciano Nascimento; o deputado federal Pedro Aihara, que solicitou a reunião; o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, Leno Rodrigues de Queiroz; e o gestor do Respad na Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Paulo Queiroz Trinta.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA