Proposta de criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Córregos Tamanduá-Poções-Peixe Bravo
11 de abril de 2025Eventos acontecem nos dias 25 e 26 de abril no município de Riacho dos Machados, em Minas Gerais
Área proposta para a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Córregos Tamanduá-Poções-Peixe Bravo – Foto: Acervo/ICMBio
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) convida a comunidade em geral, órgãos ambientais, entidades públicas federais, estaduais e municipais, ONGs, associações de moradores, de proprietários de terras e de representantes dos setores produtivos para participarem da consulta pública para discussão da criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Córregos Tamanduá-Poções-Peixe Bravo.
A unidade de conservação em discussão fica situada nos municípios de Riacho dos Machados, Serranópolis e Rio Pardo de Minas no estado de Minas Gerais.
O aviso de consulta pública foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (10/04/2025).
As reuniões acontecerão nas datas, horários e locais descritos abaixo:
Município de Riacho dos Machados – MG
- 25 de abril de 2025 às 14h, na quadra do Quilombo Peixe Bravo
- 26 de abril de 2025 às 9h, na quadra da comunidade de Córrego Verde
A demanda de criação da Unidade de Conservação partiu das comunidades de Córrego, Poções e Tamanduá, que têm seu modo de vida baseado na agricultura familiar e extrativismo de frutos silvestres, tais como: pequi, mangaba, murici, coquinho, dentre outros, além da criação de gado e outros animais. Inicialmente, a proposta era para criação de uma Reserva Extrativista (RESEX), mas no andamento do processo a categoria foi alterada para Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) por ser mais adequada ao modo de vida Geraizeiro.
Qualquer dúvida deve ser enviada por correio eletrônico para [email protected] ou por correspondência para: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação – DIMAN; Coordenação de Criação de Unidades de Conservação – COCUC; EQSW 103/104, bloco D, Complexo Administrativo, Setor Sudoeste – Brasília/ DF CEP: 70.670- 350.
Mais informações sobre a UC proposta estão disponíveis no site do Instituto Chico Mendes.