Cerrado Summit reúne autoridades e lideranças do agro na Pré-COP30 em Luís Eduardo Magalhães
2 de maio de 2025Único evento preparatório para a COP30 fora de uma capital, encontro discute soluções sustentáveis para o bioma Cerrado e fortalece o papel do Oeste baiano no debate climático global.
O prefeito de Barreiras, Otoniel Teixeira, participou da cerimônia de abertura do Cerrado Summit – Pré-COP30, realizada em Luís Eduardo Magalhães. Único evento preparatório para a COP30 sediado fora de uma capital brasileira, o encontro reuniu autoridades, lideranças do agronegócio e representantes de instituições nacionais e internacionais.
O prefeito esteve acompanhado dos secretários Demósthenes Júnior (Meio Ambiente e Sustentabilidade), Joaquim Neto (Agricultura e Tecnologia) e do chefe de Gabinete, Júnior Sampaio. Eles foram recebidos por Moisés Schmidt, presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), e acompanharam a programação ao lado de nomes como Pedro Alves Corrêa Neto, secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa); Pablo Barrozo, secretário estadual de Agricultura; e o prefeito anfitrião, Júnior Marabá.
“Não poderíamos ficar de fora da Pré-COP. Este é um momento estratégico que reforça a importância do Cerrado – bioma presente em nossa região – e orienta as principais pautas que serão levadas à COP30, em Belém. Como gestor, reconheço o valor desse debate para toda a Bahia e, em especial, para Barreiras, nossa capital regional”, destacou Otoniel Teixeira.
O Cerrado Summit tem como proposta a elaboração de um plano de ação concreto com contribuições significativas para a COP30. O evento é promovido pela Aiba, Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Boston Consulting Group (BCG), World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e o Mapa.
Durante a abertura, Moisés Schmidt ressaltou o compromisso da Aiba com a sustentabilidade: “Investimos mais de R$ 12 milhões em projetos de gestão hídrica que contribuem diretamente para a recuperação do bioma Cerrado em nossa região. Isso prova que desenvolvimento e sustentabilidade podem caminhar juntos. É possível produzir alimentos de forma responsável”.
Também representando o Mapa, o secretário Pedro Neto enfatizou o papel estratégico do Cerrado: “Com ciência, tecnologia e o comprometimento dos produtores rurais, o Brasil se firma como líder na produção de alimentos. O Cerrado ainda oferece grande potencial, e é possível avançar de forma equilibrada, conciliando produção e preservação”.
A abertura contou ainda com a presença de Alessandra Zanotto Costa, presidente da Abapa, além de representantes do setor produtivo e executivos de multinacionais da área de alimentos e bebidas. A programação do Cerrado Summit continua nesta quarta-feira (16), com visitas técnicas a áreas de agricultura regenerativa e a pontos turísticos de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras.