Meio Ambiente

Filhote de carcará-do-norte é resgatado pelo Ibama no Pará

13 de maio de 2025

Ave foi encontrada pela população na região de Santarém com as penas das asas cortadas

Assessoria de Comunicação Social do Ibama

2025-05-13 Filhote de carcará-do-norte resgatado pelo Ibama em Santarém (PA).jpeg

Filhote de carcará-do-norte resgatado pelo Ibama em Santarém (PA) – Foto: Divulgação/Ibama

Santarém/PA (13/05/2025) – Um filhote de carcará-do-norte (Caracara plancus cheriway), espécie de ave de rapina, foi resgatado por uma equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na região de Santarém (PA). O animal foi encontrado com as penas das asas cortadas, machucado e aparentemente assustado.

Moradores do distrito de Curuai, do Projeto de Assentamento Agroextrativista (PAE) Lago Grande, localizaram a ave e acionaram o Ibama. A população prestou os primeiros cuidados ao filhote, oferecendo água e alimentação até a chegada dos agentes ambientais. Ao chegar no local, a equipe do Instituto verificou que o carcará apresentava sinais de domesticação, como a extrema docilidade e as penas das asas cortadas – prática comum para impedir que aves de rapina voem. Essas características indicam, ainda, que o animal pode ter sido mantido em cativeiro irregular e que, possivelmente, fugiu ou foi abandonado até ser encontrado no terreno.

O filhote foi encaminhado para o zoológico ZooUnama, em Santarém, para ser avaliado por veterinários e receber os cuidados necessários para reabilitação. Após a recuperação, os especialistas definirão a melhor destinação para a ave, que poderá ser reintroduzida na natureza ou, se inapta, encaminhada para um centro de conservação ou mantida no ZooUnama.

Denúncia

A domesticação de animais silvestres sem autorização é crime e infração ambiental, conforme a Lei nº 9.605/1998 e o Decreto 6.514/2008. O corte de penas das asas caracteriza maus-tratos, impossibilitando o comportamento natural de voo da ave, deixando-a indefesa contra predadores e trazendo danos estruturais ao corpo do animal no longo prazo. Além disso, pode levar a ave a problemas como estresse, obesidade e até mesmo comportamentos como a automutilação.

O Ibama reforça a importância de que a população comunique casos de maus-tratos ou de posse ilegal de animais silvestres pelo telefone 0800 061 8080 ou por meio do aplicativo Linha Verde.

Sobre o carcará-do-norte

O carcará-do-norte é uma ave de rapina comum em regiões abertas das Américas, desempenhando um papel importante no equilíbrio ecológico. A espécie é protegida pela legislação, e sua captura ou manutenção em cativeiro sem autorização é considerada crime ambiental.

Assessoria de Comunicação Social do Ibama