educação ambiental

Ibama viabiliza transporte de mochilas doadas para eventos de educação ambiental

16 de maio de 2025

Ação foi articulada pelo MMA, Receita Federal, Ibama e Itaipu Nacional

Assessoria de Comunicação Social do Ibama

Mochilas apreendidas pela Receita Federal no Porto de São Francisco do Sul (SC).jpg

Mochilas, apreendidas pela Receita Federal no Porto de São Francisco do Sul (SC) – Foto: Herminio Lacerda

Brasília/DF (15/05/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), foi responsável pelo transporte de 11 mil mochilas de Santa Catarina até Brasília. A ação integra uma parceria entre o Ibama, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a Receita Federal e a Itaipu Nacional, com foco no fortalecimento da educação ambiental no Brasil.

As mochilas, apreendidas pela Receita Federal no Porto de São Francisco do Sul (SC), estavam destinadas a leilão, destruição ou inutilização. A partir de solicitação do MMA, o material foi direcionado para fins educativos, ganhando novo propósito social.

O transporte das mochilas foi feito por caminhões do Prevfogo, desde o Porto de Itapoá (SC) até Brasília – um trajeto de aproximadamente 1.500 quilômetros. Esse esforço logístico garantiu que o material chegasse a tempo para distribuição durante eventos estratégicos de educação ambiental ao longo de 2025.

A primeira entrega aconteceu nesta semana, na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA), realizada em Brasília, no mês de maio, que reuniu mais de 3 mil participantes para debater enfrentamento às mudanças climáticas e seus impactos no país. Outros eventos também receberão os materiais, como:

VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, em julho, em Manaus (AM), com previsão de 2,5 mil participantes;

VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em setembro, em Brasília, mobilizando cerca de 1,5 mil estudantes do ensino fundamental;

X Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, previsto para outubro, com público estimado de 4 mil pessoas.

A Itaipu Nacional ficou responsável pela personalização das mochilas, adequando-as ao contexto dos eventos educativos.

Segundo o diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania (DEA) do MMA, Marcos Sorrentino, a ação “simboliza o compromisso dessas instituições com a promoção de políticas públicas integradas, sustentáveis e eficientes”. Ele destacou ainda que o reaproveitamento do material atende aos princípios da administração pública como a proporcionalidade e a razoabilidade, ao transformar um item apreendido em benefício direto para a sociedade.

Com esta iniciativa, o Ibama reafirma seu compromisso com a logística ambiental eficiente e com o fortalecimento de ações voltadas à educação ambiental e à sustentabilidade, contribuindo ativamente para políticas públicas que promovem a justiça climática e o uso responsável de recursos.

Assessoria de Comunicação Social do Ibama