Ibama viabiliza transporte de mochilas doadas para eventos de educação ambiental
16 de maio de 2025Ação foi articulada pelo MMA, Receita Federal, Ibama e Itaipu Nacional
Mochilas, apreendidas pela Receita Federal no Porto de São Francisco do Sul (SC) – Foto: Herminio Lacerda
Brasília/DF (15/05/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), foi responsável pelo transporte de 11 mil mochilas de Santa Catarina até Brasília. A ação integra uma parceria entre o Ibama, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), a Receita Federal e a Itaipu Nacional, com foco no fortalecimento da educação ambiental no Brasil.
As mochilas, apreendidas pela Receita Federal no Porto de São Francisco do Sul (SC), estavam destinadas a leilão, destruição ou inutilização. A partir de solicitação do MMA, o material foi direcionado para fins educativos, ganhando novo propósito social.
O transporte das mochilas foi feito por caminhões do Prevfogo, desde o Porto de Itapoá (SC) até Brasília – um trajeto de aproximadamente 1.500 quilômetros. Esse esforço logístico garantiu que o material chegasse a tempo para distribuição durante eventos estratégicos de educação ambiental ao longo de 2025.
A primeira entrega aconteceu nesta semana, na 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA), realizada em Brasília, no mês de maio, que reuniu mais de 3 mil participantes para debater enfrentamento às mudanças climáticas e seus impactos no país. Outros eventos também receberão os materiais, como:
VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, em julho, em Manaus (AM), com previsão de 2,5 mil participantes;
VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em setembro, em Brasília, mobilizando cerca de 1,5 mil estudantes do ensino fundamental;
X Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, previsto para outubro, com público estimado de 4 mil pessoas.
A Itaipu Nacional ficou responsável pela personalização das mochilas, adequando-as ao contexto dos eventos educativos.
Segundo o diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania (DEA) do MMA, Marcos Sorrentino, a ação “simboliza o compromisso dessas instituições com a promoção de políticas públicas integradas, sustentáveis e eficientes”. Ele destacou ainda que o reaproveitamento do material atende aos princípios da administração pública como a proporcionalidade e a razoabilidade, ao transformar um item apreendido em benefício direto para a sociedade.
Com esta iniciativa, o Ibama reafirma seu compromisso com a logística ambiental eficiente e com o fortalecimento de ações voltadas à educação ambiental e à sustentabilidade, contribuindo ativamente para políticas públicas que promovem a justiça climática e o uso responsável de recursos.
Assessoria de Comunicação Social do Ibama