II Dia Especial do Gengibre valoriza agricultores, premia receitas e mostra força da cadeia produtiva em Vargem Bonita
1 de maio de 2025Nos últimos 5 anos, o plantio de gengibre cresceu 400% na região da Vargem Bonita. A história de como essa produção ganhou destaque no Núcleo Hortícola Suburbano Vargem Bonita, que fica no Park Way, foi contada durante a abertura oficial do II Dia Especial do Gengibre, evento promovido pela Emater-DF em parceria com a Associação Rural de Vargem Bonita (ARVB), com a Associação da Feira da Vargem Bonita (AFVB) e com a Cooperativa Agricola de Vargem Bonita (Coopervargem). Essa raiz, que já fazia parte da cultura da colônia japonesa local, agora é também parte da história da agricultura na região, marcada pelo cultivo das hortaliças folhosas que hoje dividem o espaço com o plantio do gengibre.

Produtores rurais são homenageados durante Dia Especial do Gengibre na Vargem Bonita
Para a gerente do escritório da Emater-DF em Vargem Bonita, Cláudia Coelho, o dia especial tem potencial para se tornar, a cada dia, um evento maior e divulgar a marca do trabalho dos agricultores locais para todo o Distrito Federal. “Nosso foco é principalmente a valorização dos produtores rurais, porque a gente vê o dia a dia deles, a dedicação, o empenho, a vontade de crescer, então o objetivo desse evento é divulgar o resultado do trabalho desses produtores rurais, que têm levado Vargem Bonita a ser o maior produtor de gengibre do Distrito Federal. E isso não tem preço”, destacou Cláudia.
Ela também agradeceu todos os apoiadores que contribuíram para a realização do evento como as secretarias de estado de Agricultura, Educação, Saúde, Segurança Pública, além das administrações regionais do Park Way e do Núcleo Bandeirante e ainda Farmacotécnica, Naiak e as associações da Vargem Bonita (AVB) e Corrente do Bem (ACBVB).

Abertura oficial apresenta crescimento da produção da raiz na região
Para a chefe de gabinete da Emater-DF, Juliana Santos, é uma honra representar a empresa em um evento tão bem organizado. Ela agradeceu a presença de todos e parabenizou a equipe local. “A gente percebe o cuidado e o carinho na organização de cada atividade desse dia tão especial”, afirmou. Também se fizeram presentes no evento o presidente da Empresa de Terras Rurais (ETR), Candido Teles, os administradores do Park Way, Abdon Barros e do Núcleo Bandeirante, José de Assis Silva, além de representantes da Secretaria de Saúde, do presidente da Associação de Produtores da Vargem Bonita, Rusbek Rabelo e do deputado Roosevelt Vilela.
Candido Teles, presidente da ETR exaltou a importância econômica das feiras para a região, destacando a Feira dos Produtores da Vargem Bonita como o local escolhido para as ações do dia. O administrador regional do Park Way, Abdon Barros, parabenizou o evento e o trabalho dos produtores rurais “Essa família aqui da Vargem Bonita merece sempre ser respeitada”. O administrador do Núcleo Bandeirante José de Assis destacou que a construção do Parque do Gengibre é mais um feito dos produtores rurais da Vargem Bonita. Já o deputado Roosevelt Vilela disse ter orgulho de investir na região, desde seu tempo como administrador local e agora como deputado. “Estou muito feliz de estar aqui, vendo essa região prosperar cada vez mais”, disse.
Durante o evento os produtores de gengibre da região foram homenageados com um certificado entregue pelos “Anjinhos do Gengibre”, filhos de produtores rurais, que representam a próxima geração dos produtores da região.
Dia dedicado à comunidade e ao cultivo do gengibre

Alexandre Kusaba tem a produção premiada com o primeiro lugar no julgamento do gengibre: “sou rigoroso com a minha produção”, afirma.
Pensado para incentivar a produção e a comercialização dessa raiz, o II Dia Especial do Gengibre contou com diversas atrações tanto para os produtores rurais, como para a comunidade e público urbano que veio prestigiar o evento. Durante a Feira do Produtor, os presentes participaram de oficinas para produção de biscoitos, conservas e gengibre cristalizado. Quem se arriscou na gincana para adivinhar o peso do gengibre, concorreu a um pix como prêmio.
Também foram premiados os produtores rurais que conquistaram as primeiras colocações no julgamento do gengibre. O primeiro lugar foi para o produtor rural Alexandre Kusaba. Ele explica que a limpeza e seleção é feita por ele e pela família. “Eu sou rigoroso com a minha produção, desde a seleção, na questão do peso, de lavar direitinho e gosto de entregar dessa forma para os meus fregueses”, afirma o produtor.
Pela manhã, a presidente da Cooperativa dos Produtores de Gengibre da Região Serrana do Espírito Santo (Cooperinger), Leonarda Maria Plaster, ministrou uma palestra sobre cooperativismo e compartilhou os desafios e conquistas da cooperativa de gengibre. Ela mostrou como a organização coletiva pode fazer a diferença na comercialização da produção e na construção de parcerias.
Outra atração foi a segunda edição do concurso de receitas com gengibre. Foram apresentadas 10 receitas entre pratos doces e salgados. A receita vencedora foi uma bebida: drink de gin com gengibre. O segundo lugar foi a costelinha ao molho de gengibre e a terceira posição ficou o bolo de laranja com gengibre. O público também aproveitou atrações culturais, atividades para crianças e muita música.
A Feira dos Produtores Rurais da Vargem Bonita funciona todo sábado, das 7h às 18h e oferece desde frutas e hortaliças frescas cultivadas na região, até artesanato variado e gastronomia japonesa e regional.