Instituto Chico Mendes divulga ações sobre Observação de Aves no AVISTAR 2025
23 de maio de 2025Página no portal reúne informações para a realização de ‘birdwatching’ nas unidades de conservação federais

Crejoá (Cotinga maculata) – Foto: Jaílson Souza
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) marcou presença e foi um dos destaques do AVISTAR 2025, evento que reuniu mais de 10 mil pessoas entre os dias 16 e 18 de maio, no Jardim Botânico de São Paulo.
Servidores do Instituto, incluindo a equipe do CEMAVE, de unidades de conservação e das coordenações regionais, participaram de diversas atividades da programação, com apresentações e debates.
Um dos destaques da programação do Fórum Turismo de Observação de Vida Silvestre (TOVS) foi o painel “Políticas Públicas para TOVS em Áreas Protegidas”, com a participação de Carla Guaitanele, da Coordenação-Geral de Uso Público e Serviços Ambientais (CGEUP/ICMBio), além de representante do Ministério do Turismo e o presidente do Ibama.
Para a coordenadora-geral da CGUP, Carla Guaitanele, o evento consolidou os esforços que o ICMBio tem feito nos últimos anos para estimular e apoiar a organização da atividade de observação de aves nas unidades de conservação federais”. O Avisar é um excelente momento de troca de experiências e construção de políticas públicas voltadas à atividade de observação de aves, que envolve visitação, conservação e educação ambiental”, conclui Guaitanele.
Durante o evento, também foi anunciada a publicação da Instrução Normativa nº 12/2025, que trata dos procedimentos para captação e uso de imagens de unidades de conservação federais. A simplificação dos procedimentos também era uma demanda antiga dos observadores de aves, e foi comemorada pelos participantes, que costumam captar fotos e vídeos e produzir publicações e exposições com o material audiovisual.
Mais informações em gov.br/icmbio.
Página sobre Observação de Aves
Com estande compartilhado com o Ibama na Feira AVISTAR deste ano, o ICMBio divulgou a página especial criada no portal do Instituto com informações sobre observação de aves.
A página oferece link para a biblioteca do ICMBio, onde estão disponíveis 34 publicações do Instituto relacionadas ao tema.
Há também informações sobre Ciência Cidadã e como os observadores podem contribuir com as pesquisas sobre a biodiversidade.
Sobre o AVISTAR – Encontro Brasileiro de Observação de Aves
O AVISTAR contribui para a popularização da observação de aves no Brasil, promovendo a conscientização sobre a importância da conservação da natureza e a beleza da vida selvagem.
O evento contou com as seguintes atrações:
- Palestras – Observação, fotografia, ciência-cidadã, turismo, conservação e tudo mais sobre aves e vida silvestre.
- Passarinhadas – Promover a prática e a conexão com a natureza em caminhadas de observação em São Paulo e entorno.
- Oficinas – Despertar a sensibilidade para a beleza e diversidade das aves e produzir conteúdo criativo a partir disso.
- AVISTAR Kids – Porque observar é importante desde sempre. O contato das crianças com a natureza é fundamental para o seu desenvolvimento psicológico, social e emocional. AVISTAR Kids ofereceu passarinhadas e oficinas.
- Feira – A Feira AVISTAR reuniu expositores de todo o Brasil e da América Latina para promover e apresentar seus destinos, pousadas, operadoras e outras formas de produção artística e cultural relacionadas às aves e à natureza.