Meio Ambiente

Parque Nacional da Serra do Gandarela tem sua Zona de Amortecimento definida

30 de maio de 2025

Zona de Amortecimento foi criada com base em estudos técnicos que avaliam as pressões do entorno

Comunicação ICMBio

111.jpg

Parque Nacional da Serra do Gandarela – Foto: Acervo/ICMBio

Em reunião do Conselho Gestor do ICMBio realizada no dia 21 de maio, o Parque Nacional da Serra do Gandarela, em Minas Gerais, teve sua Zona de Amortecimento (ZA) definida. A ZA protege áreas sensíveis e de grande relevância ambiental no entorno da UC. A ZA do Parque Nacional foi estabelecida pela Portaria ICMBio n.º 1.962, de 23 de maio de 2025.

A Zona de Amortecimento foi criada com base em estudos técnicos que avaliam as pressões do entorno. Essa zona tem como objetivo principal filtrar os impactos provenientes das áreas vizinhas, evitando que atividades potencialmente danosas afetem os ecossistemas protegidos.

As ZA funcionam como contorno com limitações ao uso dos recursos naturais em volta das unidades de conservação, especialmente daquelas de categorias com maior grau de proteção, como os Parques Nacionais, a fim de evitar que atividades desenvolvidas no entorno das áreas protegidas causem impactos ao bem ambiental especialmente protegido. 

O Parque Nacional da Serra do Gandarela possui uma área de 31.270 hectares e está inserido no bioma Mata Atlântica e se destaca por abrigar campos rupestres ferruginosos, florestas ombrófilas e formações savânicas em transição com cerrado. A fauna local inclui a onça-pintada (Panthera onca), onça-parda (Puma concolor), cateto (Pecari tajacu).

Com informações do Parque Nacional da Serra do Gandarela

Comunicação ICMBio
[email protected]