Segunda etapa das obras para conectar sistemas de Descoberto e Torto/Santa Maria tem início no sábado (24)
22 de maio de 2025Investimento de R$ 13 milhões vai beneficiar moradores de 14 regiões do DF; trânsito será alterado na EPTG
Neste sábado (24), a Caesb começa uma nova etapa para as obras que vão conectar os sistemas de Santa Maria e Torto/Descoberto. As ações na adutora instalada na EPTG vão garantir a segurança hídrica de várias regiões do DF, que continuarão a ser abastecidas sem interrupção, mesmo em períodos de seca.
As melhorias permitirão à Caesb transferir até 1.000 litros de água por segundo de um sistema para outro, evitando risco de falta para a população. Em abril, a companhia iniciou as obras, e, para isso, foi necessário fazer alterações no trânsito da EPTG, na altura do Viaduto Israel Pinheiro.
O motorista que sair de Vicente Pires e quiser acessar a EPTG e a via marginal da EPTG no sentido Plano Piloto deverá se dirigir à segunda alça, tomar o rumo da EPVP e fazer o primeiro retorno, em direção ao Plano Piloto. É o mesmo retorno já utilizado diariamente pelos motoristas a partir das 16h30. Além disso, as duas faixas mais à esquerda da via marginal da EPTG estarão interditadas. Para os motoristas que se deslocarem de Taguatinga, o retorno temporário deverá ser feito no Viaduto do Jóquei, na pista do Jóquei.
“Essa interligação dos sistemas nos dá muito mais segurança para lidar com períodos de estiagem”, explica o presidente da companhia, Luis Antonio Reis. “Se um sistema tiver menos água, conseguimos compensar com outro que esteja mais cheio. Isso garante o abastecimento contínuo para milhares de moradores e faz parte das várias ações da Caesb e do governo Ibaneis para melhorar a qualidade de vida da nossa população.”
Abastecimento
Com cerca de 18 quilômetros de extensão, a adutora começa no Viaduto de Taguatinga Centro e segue até o reservatório do Cruzeiro, no Eixo Monumental. A plena operação garantirá que a população da região continue sendo abastecida caso algum dos mananciais que integram o sistema interrompa o fornecimento.
Assim, o abastecimento estará assegurado para os moradores de Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way (quadras 1 a 5), Guará, Guará II, Cruzeiro, Octogonal, Sudoeste, Estrutural, Cidade do Automóvel, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA) e colônias agrícolas Águas Claras e Bernardo Sayão.
*Com informações da Caesb