COP30

Na Semana de Ação Climática de Londres, Rei Charles III parabeniza Brasil pelos resultados na proteção das florestas

26 de junho de 2025

Rei também enviou abraço especial ao presidente Lula e registrou o quanto o presidente está se empenhando para o sucesso da COP30

MMA

 Na Semana de Ação Climática de Londres, Rei Charles III parabeniza Brasil pelos resultados na proteção das florestas.PNG

Encontro entre Rei Charles III e Marina em Londres – Foto: Governo do Reino Unido

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, se encontrou com o Rei Charles III nesta quarta-feira (25/6) em Londres, no Reino Unido. Ao cumprimentá-la, ele reconheceu o trabalho do governo brasileiro na proteção das florestas, especialmente da Amazônia, onde o desmatamento foi reduzido em cerca de 46% em 2024 na comparação a 2022 segundo o sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O rei destacou ainda a importância dos esforços do presidente Lula para a COP30, a Conferência do Clima que ocorrerá em Belém (PA) em novembro.

O encontro de Marina com o Rei Charles III, junto a outras lideranças, ocorreu após participarem de evento promovido pela Iniciativa de Mercados Sustentáveis (SMI, na sigla em inglês) e pelo Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais do governo do Reino Unido, que integra a programação da Semana de Ação Climática de Londres, da qual a ministra participa.

No vento, que reuniu governos, organizações da sociedade civil e investidores em torno de soluções financeiras inovadoras para proteção da natureza, a ministra presenteou o rei com a fotografia impressa de uma castanheira plantada por ele e pela então Princesa Diana na cidade de Parauapebas (PA), durante uma de suas visitas ao Brasil, em abril de 1991.

Com 34 anos de idade, a árvore Bertholletia excelsa Bonpl. tem hoje cerca de 15 metros de altura e deu seu primeiro fruto em 2019. Foi plantada pelo então príncipe Charles e sua esposa à época, Princesa Diana, no Parque Zoobotânico de Carajás, atualmente Parque Zoobotânico Vale, localizado na Floresta Nacional de Carajás, unidade de conservação federal criada em 1998. O plantio foi registrado por meio de uma placa, que permanece no local.

Podendo atingir até 50 metros, a Bertholletia excelsa Bonpl. produz castanha-do-Brasil, também conhecida como castanha-do-Pará, e ocorre em toda a região amazônica, sendo característica das matas altas de terra firme não inundáveis.

O Rei Charles III agradeceu à ministra pelo presente e disse: “tenho dedos verdes”. Ela o parabenizou por sua atuação pela preservação do meio ambiente, causa que ele defende há décadas, mesmo quando o tema ainda não era amplamente reconhecido como é hoje.

Além da visita ao Pará em 1991, o Rei Charles III esteve no Brasil em outras três ocasiões, ainda como Príncipe: em 1978, 2002 e 2009.

castanheira-plantada-pelo-rei-charlesiii-na-amazonia-1993.jpg
Foto da castanheira plantada pelo Rei Charles III na Amazônia em 1993, entregue a ele por Marina Silva – Foto: ICMBio

Semana de Ação Climática de Londres

A ministra levou à Semana de Ação Climática de Londres, um dos principais foros de discussão sobre o combate global à mudança do clima, as agendas prioritárias do Brasil para a COP30.

Uma delas é o Balanço Ético Global (BEG), que teve seu primeiro diálogo realizado na terça-feira (24/6). Liderado pelo presidente Lula e pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, o BEG é um dos quatro círculos de mobilização da COP30 e discute o imperativo ético do enfrentamento à mudança do clima e da implementação dos acordos firmados na última década, desde a assinatura do Acordo de Paris.

A ministra também participa de uma série de reuniões sobre financiamento para florestas, com foco no Fundo Florestas Tropicais Para Sempre (TFFF, na sigla em inglês). O mecanismo inovador busca mobilizar financiamento climático de longo prazo por meio de um fundo de investimento que une capitais públicos e privados para a conservação das florestas tropicais.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA