Meio Ambiente

Gaiola interativa e petrechos usados no tráfico de fauna são expostos durante evento em AL

15 de julho de 2025

Ibama participou do projeto Embarque Sustentável, em Maceió, com ação de educação ambiental sobre tráfico de animais silvestres

Ibama

 

2027-07-14 Partes de animais silvestres capturados ilegalmente, expostos pelo Ibama.jpeg

– Foto: Divulgação/Ibama

Maceió/AL (14/07/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participou da programação do projeto Embarque Sustentável, realizado em Maceió (AL), no último sábado (12). A ação tratou-se de uma exposição educativa montada no interior de um Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), com foco na conscientização ambiental da população.

Público interagiu com petrechos usados por traficantes de animais
Público interagiu com petrechos usados por traficantes de animais – Foto: Divulgação/Ibama

Representado por sua Superintendência estadual, o Ibama contribuiu para o evento com stand composto por uma gaiola interativa em tamanho ampliado, espaço que permitia aos visitantes experimentarem simbolicamente a sensação de estarem engaiolados, condição esta vivenciada por milhares de espécies da fauna capturadas ilegalmente. Ao lado da gaiola, foi colocada a frase “Se não é livre, não curto”, que é parte de uma campanha iniciada pelo Instituto nas redes sociais para combater o tráfico de animais silvestres.

A ação da equipe do Ibama em Alagoas incluiu, também: a apresentação de petrechos e armadilhas ilegais aplicados na caça e na captura de animais, tais como alçapões, aratacas, armadilhas de trilha e caixas de transporte clandestino; partes de animais silvestres apreendidas durante fiscalizações do Ibama, com intuito de provocar reflexão sobre o sofrimento e os impactos causados pela atividade criminosa; um painel com penas, artefatos e imagens de espécies ameaçadas, ilustrando a ligação entre o tráfico, o artesanato ilegal e a perda da biodiversidade; e um transportador interativo iluminado, com luzes vermelhas e verdes, representando visualmente o dado alarmante de que apenas 10% dos animais sobrevivem ao transporte ilegal. As luzes vermelhas indicavam os mortos, enquanto as verdes, os sobreviventes.

A atividade de Educação Ambiental gerou grande interesse dos usuários do VLT e do público em geral, reforçando o papel dessa frente de atuação do Ibama como ferramenta estratégica no combate ao tráfico de fauna e na promoção da proteção dos animais silvestres. “Projetos como o Embarque Sustentável evidenciam o valor da atuação integrada entre órgãos ambientais e instituições públicas e privadas no incentivo à sustentabilidade e no fortalecimento da cultura de proteção do meio ambiente”, afirma o superintendente do Ibama no estado, Rivaldo Couto.

Além do Ibama, participaram: a CBTU Maceió; o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL); o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA/PMAL); a Teia Serviços Ambientais; e o Instituto de Preservação da Mata Atlântica (IPMA).

Diante do sucesso da iniciativa, o projeto terá nova edição no próximo dia 26 de julho, também no VLT da CBTU em Maceió, reafirmando o compromisso das instituições envolvidas com a defesa da fauna silvestre e com a conscientização da sociedade alagoana.

Assessoria de Comunicação Social do Ibama