conservação

Ibama promove conservação de ave ameaçada de extinção na Paraíba

24 de julho de 2025

Conhecido por seu canto melodioso, o pintassilgo-do-nordeste é considerado espécie vulnerável e frequente alvo do tráfico de fauna

Assessoria de Comunicação Social do Ibama

 

2027-07-18 Grupo debateu sobre a conservação do pintassilgo-do-nordeste.jpeg

Grupo debateu sobre a conservação do pintassilgo-do-nordeste – Foto: Ibama/PB

João Pessoa (18/07/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio da Equipe de Educação Ambiental da Superintendência da Paraíba, participou de reuniões técnicas, entre 15 e 17 de julho, nos municípios de Boa Vista, Cabaceiras e São João do Cariri. O objetivo foi implementar as ações do projeto Educação Ambiental como Ferramenta para a Conservação da Espécie Pintassilgo-do-Nordeste, que faz parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Aves da Caatinga, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Participaram das reuniões gestores municipais e representantes de secretarias de diversas pastas, bem como membros da sociedade civil, buscando o compromisso com a implementação das próximas etapas do projeto, que será realizado em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (Cemave/ICMBio) e com a Superintendência de Administração do Meio Ambiente da Paraíba (Sudema).

Também conhecido como coroinha ou pintassilva, o pintassilgo-do-nordeste (Spinus yarrellii) é um passeriforme da família Fringillidae encontrado principalmente na Região Nordeste, incluindo os estados da Paraíba e do Ceará. Conhecido por seu canto melodioso e pela capacidade de imitar outras aves, é considerado espécie vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e um frequente alvo do tráfico de animais. Além do comércio ilegal, o uso de pesticidas também é apontado como fator preocupante de ameaça para a espécie.

“A conservação do pintassilgo-do-nordeste, espécie ameaçada por fatores como o tráfico e o uso de pesticidas, exige nossa ação imediata”, afirmou o superintendente do Ibama na Paraíba, Nino Tavares Amazonas. “Nesse sentido, a educação ambiental é uma ferramenta poderosa, e o êxito desse projeto dependerá do engajamento e da responsabilidade de cada um”, ressaltou.