Meio Ambiente

ICMBio celebra reconhecimento do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu como Patrimônio Mundial Natural da UNESCO

14 de julho de 2025

A decisão foi anunciada durante a 47ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Paris

ICMBio

WhatsApp Image 2025-07-13 at 12.35.07SITE.jpg

A decisão foi anunciada durante a 47ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Paris – Foto: Acervo

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) celebra com orgulho o reconhecimento do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, em Minas Gerais, como Patrimônio Mundial Natural pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). A decisão foi anunciada hoje (13/07), durante a 47ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, realizada em Paris.

O título consagra o Peruaçu como um sítio de valor universal excepcional, pela sua combinação singular de relevância geológica, arqueológica, ecológica e paisagística. Com mais de 200 cavernas catalogadas, sítios arqueológicos com vestígios humanos de até 12 mil anos, pinturas rupestres e uma biodiversidade que integra espécies típicas da Mata Atlântica, do Cerrado e da Caatinga, o parque é um verdadeiro tesouro natural e cultural do Brasil e do mundo.

“Este título reconhece não apenas a excepcional beleza natural e a riqueza arqueológica e geológica do Parque mas também o papel fundamental que as comunidades locais e a equipe do Instituto Chico Mendes desenvolveram neste processo de candidatura.”, celebra o presidente do ICMBio, Mauro Pires. “A chancela de Patrimônio Mundial pele Unesco reafirma o esforço cotidiano destas pessoas na proteção da biodiversidade brasileira, um legado para as presentes e futuras gerações”, destaca Pires.

Este é o primeiro sítio do Patrimônio Mundial Natural localizado em Minas Gerais, ampliando a representatividade do Brasil na lista da UNESCO e contribuindo para a valorização e o desenvolvimento sustentável da região. O reconhecimento também abre novas oportunidades para o ecoturismo, a pesquisa científica e a inclusão social das comunidades do entorno, especialmente por meio do fortalecimento da economia local e do turismo de base comunitária.

O ICMBio agradece ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) e à Comissão Nacional da UNESCO pelo apoio técnico e institucional ao longo de todo o processo de candidatura. Também expressa sua gratidão às equipes do Parque Nacional, às lideranças locais e a todos que contribuíram para que o Peruaçu ganhasse o merecido destaque internacional.

O Brasil reafirma, com este reconhecimento, seu compromisso com a proteção da biodiversidade e com a conservação de seus patrimônios naturais e culturais.

A conquista é fruto da atuação do governo federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do ICMBio e do Itamaraty, com o apoio de parlamentares, academia, sociedade civil e comunidade local, sobretudo o povo indígena Xakriabá que, com seus modos de vida e saberes tradicionais, protege historicamente o local.