recuperação

Filhote de onça resgatado no Piauí recebe cuidados do Ibama

29 de agosto de 2025

Animal foi encontrado bastante debilitado em zona rural do interior do estado

Assessoria de Comunicação Social do Ibama

2025-08-27 Onça-parda é encontrada debilitada no Piauí.png

Onça-parda é encontrada debilitada no Piauí – Foto: Divulgação/Ibama

Teresina/PI (27/08/2025) – Um filhote de onça-parda (Puma concolor) foi encontrado na zona rural de Nazaré do Piauí, a 270 quilômetros da capital, Teresina. Muito debilitado, desnutrido e incapaz de se mover por conta de uma estrutura de madeira amarrada ao pescoço, o animal necessitava de cuidados especiais. Assim, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi acionado para resgatar o espécime e iniciar os procedimentos para sua recuperação.

Ao chegar em Teresina (PI), em 26 de agosto, o filhote foi encaminhado ao Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar), com o apoio de veterinários do Ibama e especialistas do Bioparque Zoobotânico do estado. No local, o animal foi alimentado, hidratado e alojado em habitat adequado para melhoria e regeneração corporal.

“O futuro da onça dependerá de sua recuperação. Se houver condições, será avaliada a reintrodução na natureza, mediante consulta ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que estabelece os protocolos para espécies ameaçadas”, explica Fabiano Pessoa, médico-veterinário e analista ambiental do Ibama. Caso não seja possível devolvê-lo à natureza, o animal poderá ser destinado a uma instituição credenciada e licenciada para manter felinos em cativeiro.

Entenda o caso

Em 25 de agosto, a estudante de biologia Dávylla Kayllanne, moradora de Nazaré do Piauí, entrou em contato com as autoridades municipais para comunicar a presença de um filhote de onça-parda na zona rural do município. Segundo ela, o animal havia sido encontrado em condições precárias de saúde, desnutrido e sem a possibilidade de movimentar.

Na ocasião, Dávylla solicitou autorização para que pudesse manejar o mamífero silvestre e transportá-lo até a capital piauense. Considerando gravidade do caso e os conhecimentos da universitária, ela foi autorizada a remover o animal em um veículo disponibilizado pela prefeitura e a seguir, conforme orientação do Ibama, os protocolos de segurança para evitar mais sofrimento à onça-parda.

Espécie ameaçado de extinção

A onça-parda é considerada vulnerável e figura na lista de espécies ameaçadas de extinção no Brasil. Sua presença no semiárido piauiense tem se tornado cada vez mais rara, pressionada pela caça ilegal, pelo desmatamento e pelo avanço das atividades humanas sobre áreas de mata nativa. Dessa forma, o Ibama orienta que, ao encontrar animais feridos ou debilitados, entre em contato com o Instituto ou com órgãos ambientais de seu estado.