SÃO 1.248 SÍTIOS DO PATRIMÔNIO MUNDIAL. O BRASIL TEM 23 INSCRITOS
1 de agosto de 2025O Patrimônio é composto por monumentos, construções e sítios arqueológicos
O mundo é formado por 193 países reconhecidos internacionalmente. Eles estão distribuídos por todos os continentes, com exceção da Antártica. Países são territórios que apresentam estrutura político-administrativa ou, um sistema de governo. Os países são territórios bem delimitados por fronteiras, dentro das quais estão contidas a sua população. Pois bem, a Unesco reconhece um total de 1.248 sítios do Patrimônio Mundial localizados em 170 países distintos. Segundo a Unesco, existem 53 sítios (17 naturais e 36 culturais) listados como Patrimônio Mundial em Perigo. Dos sítios em perigo, 21 estão localizados nos países árabes, sendo 6 deles na Síria e 5 na Líbia. Na África em 16 em perigo. Na América Latina e Caribe tem 6 em perigo. Na Ásia e Pacífico também tem 6 em perigo e 4 estão localizados América do Norte e Europa.
Lista da Unesco: 1.248 patrimônios mundiais, 788 patrimônios imateriais, 759 reservas da biosfera e 229 geoparques.
GEOPARQUES BRASILEIROS
Os geoparques são áreas com importante patrimônio geológico, que combinam a conservação com o desenvolvimento sustentável, promovendo o turismo e a educação. Esses geoparques são:
- Geoparque Araripe:Localizado no Ceará, foi o primeiro geoparque brasileiro a receber o título da UNESCO, em 2006.
- Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul:Localizado entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, foi reconhecido em 2022.
- Geoparque Seridó:Localizado no Rio Grande do Norte, também foi reconhecido em 2022.
- Geoparque Quarta Colônia:Localizado no Rio Grande do Sul, foi reconhecido em 2023.
- Geoparque Caçapava do Sul:Localizado no Rio Grande do Sul, foi reconhecido em 2023.
- Geoparque Uberaba:Localizado em Minas Gerais, foi reconhecido em 2024.
PATRIMÔNIOS DA UNESCO
Segundo o Iphan, o Brasil possui 23 bens inscritos, 15 são bens culturais, sete são naturais, e um deles é misto. Entre os exemplos de bens brasileiros do Patrimônio Mundial Cultural podemos citar o Centro Histórico da Cidade de Goiás, e como Patrimônio Mundial Natural, temos o exemplo do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, e de bem Misto, o único bem inscrito nessa categoria: Paraty e Ilha Grande, de cultura e biodiversidade.
Para a Unesco, o Patrimônio Cultural é composto por monumentos, conjuntos de construções e sítios arqueológicos, de fundamental importância para a memória, a identidade e a criatividade dos povos e a riqueza das culturas. Esta composição está definida na Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural, elaborada na Conferência Geral da ONU para Educação, a Ciência e a Cultura, em Paris, em 1972, e ratificada pelo Decreto N°80.978, de 12 de dezembro de 1977.
No vasto universo do Patrimônio Cultural, é essencial compreender seus conceitos e as características de cada grupo. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) destaca quatro principais classificações de patrimônio: material, imaterial, arqueológico e mundial. No Brasil, cabe ao Iphan relacionar os bens que integram a atual Lista Indicativa ao Patrimônio Mundial, contendo os bens tombados como Patrimônio Cultural Brasileiro, que têm duas classificações: Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade e Patrimônio Mundial Cultural e Natural.
PATRIMÔNIOS CULTURAIS:
- Cidades Históricas: Ouro Preto, Diamantina, Goiás, Olinda, São Luís, Salvador, Paraty e Ilha Grande.
- Monumentos e Conjuntos Arquitetônicos: Centro Histórico de São Cristóvão, Conjunto Moderno da Pampulha, Ruínas de São Miguel das Missões, Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Brasília, Cais do Valongo, Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar.
- Outros: Parque Nacional da Serra da Capivara, Sítio Roberto Burle Marx.
PATRIMÔNIOS NATURAIS:
- Reservas de Mata Atlântica da Costa do Descobrimento e da Serra do Mar.
- Parque Nacional do Iguaçu.
- Parque Nacional de Fernando de Noronha.
- Reservas de fauna e flora do Pantanal.
- Parque Nacional Chapada dos Veadeiros.
- Áreas protegidas do Cerrado – Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
PATRIMÔNIO MISTO:
- Ilhas Atlânticas Brasileiras: Reservas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas.
O Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, projetado por Oscar Niemeyer (considerado o embrião de Brasília) ganhou da UNWAXO, em 2016, o título de Patrimônio Cultural da Humanidade.
PATRIMÔNIO MATERIAL
O Patrimônio Material abarca construções, monumentos, sítios arqueológicos, paisagens culturais e demais bens que possuem uma dimensão física e palpável. Esses elementos são testemunhos materiais da história, da arte e da cultura de um povo, representando marcos significativos de sua identidade. Exemplos incluem igrejas históricas, fortificações, casarões antigos, praças e centros urbanos preservados.
PATRIMÔNIO IMATERIAL
O Patrimônio Imaterial diz respeito a práticas, expressões, saberes e celebrações que são transmitidos de geração em geração e que proporcionam um sentido de identidade e continuidade cultural. Isso pode incluir manifestações como festas populares, rituais religiosos, técnicas artesanais, culinária tradicional, músicas e danças regionais, entre outros. A preservação do patrimônio imaterial visa manter vivas essas tradições e promover sua valorização e perpetuação.
PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO
São vestígios de presença ou ação humana do passado. Esses objetos são recuperados por meio de pesquisa arqueológica e podem ser espaços de ocupação, como vilas, abrigos, cemitérios, como também os famosos sítios de arte rupestre, e ainda os objetos produzidos por essas ocupações humanas.
PATRIMÔNIO MUNDIAL
O Patrimônio Mundial está relacionado ao reconhecimento de bens de valor excepcional para a humanidade pela Unesco, conforme os objetivos da Convenção de 1972 para a Proteção do Patrimônio Cultural e Natural, no caso de bens culturais materiais (lugares, paisagens, sítios históricos, edificações, sítios arqueológicos) e Natural (bens de alto valor de fauna e flora, paisagens e biomas sem intervenção humana), e bens Mistos, quando reúne valores culturais e naturais.
MG TEM MAIS PATRIMÔNIOS
Com seis patrimônios mundiais reconhecidos pela Unesco, Minas se destaca pela riqueza cultural, material, imaterial, histórica e natural. O Queijo Minas Artesanal ganhou destaque como patrimônio imaterial da humanidade.
Ouro Preto conta com o maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil. A cidade é uma joia encravada nas montanhas de Minas. Foto: Prefeitura OP – Patrick de Araújo
- MATERIAL: Ouro Preto, Congonhas, Diamantina, Pampulha e Cavernas do Peruaçu
- IMATERIAL: modo (ou jeitin) de fazer do Queijo Minas Artesanal.