Meio Ambiente

Brigadistas do ICMBio participam, pela primeira vez, dos desfiles cívicos por todo o país

11 de setembro de 2025

Nos atos que marcaram a Independência do Brasil, presença de brigadistas, a maioria indígenas, quilombolas e representantes de povos e comunidades tradicionais, reforça a defesa do meio ambiente

ICMBio

– Foto: Acervo

No dia 7 de setembro, nas comemorações da Independência do Brasil, os brigadistas do Instituto Chico Mendes participaram de diversos atos cívicos pelo país relembrando a importância da defesa do meio ambiente para a soberania nacional. 

Em Brasília (DF), os brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participaram pela primeira vez do desfile cívico-militar, a maioria indígenas, quilombolas e representantes de povos e comunidades tradicionais. Os profissionais desfilaram com sopradores, bombas-costais e outros equipamentos, além de veículos usados na prevenção e combate aos incêndios. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, além de outros ministros e autoridades. 

O grupo representa o contingente de 4.385 brigadistas florestais contratados pelo Ibama (2.600) e ICMBio (1.785) neste ano, o maior da história e 26% superior ao de 2024. 

Os brigadistas também marcaram presença em desfiles em outras partes do país, como em Parauapebas (PA), Cáceres (MT). Brigadistas dos Parques Nacionais de Chapada das Mesas (MA), Chapada Diamantina (BA), Lagoa do Peixe (RS) também compareceram às comemorações. 

Outras comemorações 

Na semana passada, o Parque Nacional do Alto Cariri também participou de um desfile, em comemoração ao aniversário da cidade de Guaratinga (BA), que completou 54 anos. O tema do evento foram as riquezas da cidade, dentre elas o Parque Nacional do Alto Cariri, com estudantes representando temas da cultura local. A Escola Jovina Pereira de Monte Alegre foi responsável pela homenagem ao Parque, com estudantes mostrando as belezas do Parque, a fauna e a flora. Os brigadistas do Parque também prestigiaram o evento, representando as pessoas que protegem o Parque Nacional. 

O trabalho fundamental dos brigadistas 

Eles são responsáveis por executar medidas de prevenção aos incêndios, como as queimas prescritas, realizadas de maneira controlada na época chuvosa para evitar que o fogo se alastre na estação seca, e as operações de combate em diferentes regiões do país. 

“Os brigadistas integram o grupo de servidores e servidoras que fazem o heroico trabalho da proteção ambiental do Brasil. Atuam na linha de frente, combatendo incêndios florestais em todos os nossos biomas”, afirmou a ministra Marina Silva.

Mesma percepção do presidente do ICMBio, Mauro Pires, que destacou que os brigadistas realizam “papel importantíssimo” e enfrentam, muitas vezes, condições adversas em campo. “É fundamental, portanto, que a sociedade reconheça esse esforço e valorize esses guerreiros em defesa da vida”, pontuou. 

Graças ao trabalho dos brigadistas, que faz parte de um conjunto de ações implementado pelo governo federal em parceria com estados e municípios, e a condições climáticas menos severas, houve redução de 71,7% nas áreas queimadas no país de janeiro a agosto de 2025 na comparação ao período anterior, segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa/UFRJ). 

Foto: Acervo Foto: Acervo
Foto: Acervo Foto: Acervo