Fiscalização

Operação Ceres combate ilícitos relacionados a agrotóxicos no RN

17 de setembro de 2025

Agentes do Ibama vistoriaram cinco empresas de fruticultura irrigada no estado, em setembro

Assessoria de Comunicação Social do Ibama

Operação Ceres vistoriou cinco empresas de fruticultura irrigada no RN

Operação Ceres vistoriou cinco empresas de fruticultura irrigada no RN – Foto: divulgação/Ibama

Natal/RN (17/09/2025) – Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) combateram ilícitos relacionados ao armazenamento irregular de agrotóxicos no Rio Grande do Norte, durante a operação Ceres, concluída na última sexta-feira (12).

A ação fiscalizatória, que durou cinco dias, foi coordenada pela Superintendência do Ibama no estado, com foco, também, na destinação de embalagens e produtos vencidos. Cinco empresas do ramo da fruticultura irrigada foram vistoriadas; juntos, os empreendimentos detêm 1.804 hectares de produção, num setor econômico de grande importância no Brasil e um dos principais exportadores no estado. O Rio Grande do Norte é, por exemplo, o maior produtor e exportador de melão.

Embalagens de agrotóxicos armazenadas de forma irregular, a céu abertoEmbalagens de agrotóxicos armazenadas de forma irregular, a céu abertoIrregularidades constatadas

Durante as vistorias, os agentes constataram irregularidades, como o armazenamento de 744 litros de agrotóxicos vencidos e a destinação inadequada de embalagens, depositadas a céu aberto e sem a execução da tríplice lavagem – procedimento obrigatório pela NBR nº 13.968 da ABNT –, em desacordo com as normas ambientais vigentes e apresentando risco potencial de poluição ambiental. Também foram identificadas empresas sem licenciamento ambiental válido e irregularidades no Cadastro Técnico Federal (CTF).

As infrações ambientais configuram violações à Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998) e à Lei nº 14.785/2023, que trata do armazenamento, da utilização e do destino final dos resíduos e das embalagens, bem como da fiscalização de agrotóxicos. Com base nisso, foram aplicadas autuações, no total de mais de R$ 135 mil em multas, e embargados 183 hectares por ausência de licenciamento ambiental e irregularidades no CTF.

Riscos ambientais

O armazenamento inadequado e a destinação irregular de agrotóxicos representam riscos ao meio ambiente e à saúde pública, podendo causar contaminação do solo e dos recursos hídricos, além de intoxicação de trabalhadores rurais e danos irreversíveis à fauna e flora locais. Essas práticas também comprometem a segurança alimentar e sanitária da população, configurando um grave atentado ao meio ambiente.

Por meio da operação Ceres, o Ibama reafirma seu compromisso com a proteção do meio ambiente e com a garantia do cumprimento das normas vigentes, assegurando a devida responsabilização de infratores e a proteção da biodiversidade.