Brincar, aprender e conservar: ICMBio celebra Dia das Crianças com iniciativas educativas nas unidades de conservação
15 de outubro de 2025Ações reforçam o compromisso do Instituto Chico Mendes com a educação ambiental e destacam o papel das novas gerações na proteção da biodiversidade brasileira
Os estudantes também acessaram a exposição dos resíduos marinhos coletados – Foto: Divulgação/Esec de Maracá-Jipioca
Reforçar o compromisso do Instituto Chico Mendes (ICMBio) com a formação de novas gerações conscientes, capazes de compreender a interdependência entre o ser humano e a natureza. Este foi o mote de diversas ações alusivas ao Dia das Crianças na ponta das Unidades de Conservação (UCs) federais. Atividades que buscam aproximar a sociedade da conservação da biodiversidade, valorizando biomas e o papel das crianças como multiplicadoras de boas práticas ambientais.
Para os especialistas em desenvolvimento infantil, é justamente nesta fase que princípios e valores básicos como respeitar o meio ambiente e aprender sobre os cuidados e preservação da natureza são apreendidos. A passagem de conhecimento para as crianças é comum entre os povos originários, ribeirinhos, comunidades e povos tradicionais, e desempenha um papel fundamental quando o assunto é conservação ambiental no Brasil.
“Os jovens são as melhores mensagens, as crianças, os adolescentes são as melhores mensagens que nós podemos enviar para o futuro. Vocês [jovens] são as mensagens que estão sendo enviadas para o futuro, porque, como vocês disseram, o futuro é agora”, colocou a Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, na última semana, no contexto da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. A ministra enfatizou que, para que este futuro seja justo e sustentável, é preciso reconhecer o papel das crianças para um ecossistema saudável.
Educação Ambiental aproxima crianças da Amazônia
No Amapá, a Estação Ecológica de Maracá-Jipioca levou conhecimento, reflexão e uma experiência em realidade virtual sobre a maior floresta tropical do mundo para alunos da Escola Estadual Vidal de Negreiros em Macapá.
O encontro explorou atividades que desdobraram conceitos fundamentais sobre serviços ecossistêmicos — os benefícios que a natureza oferece à humanidade — e sobre o papel das UCs na garantia do equilíbrio ambiental e do bem-estar social. Foram duas atividades interativas: o jogo “Adivinhe o Animal”, em que as crianças aprenderam sobre espécies que habitam a Estação Ecológica; e o “Desafio das Lixeiras”, que ensinou sobre o descarte correto de resíduos e a importância da separação de materiais recicláveis.
Além disso, acessaram a exposição dos resíduos marinhos coletados na Estação, o que despertou a atenção das crianças para os impactos das atividades humanas sobre o ambiente marinho e costeiro, incentivando a reflexão sobre consumo, descarte e responsabilidade ambiental. Os estudantes também viveram uma experiência imersiva com o uso de óculos de realidade virtual, uma viagem pela floresta amazônica, despertando emoção e encantamento.
Espaço de lazer infantil no Parque Nacional mais antigo do Brasil
No Parque Nacional do Itatiaia, na Serra da Mantiqueira, entre os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais, foi inaugurado ontem (12), Dia das Crianças, um parque naturalizado voltado ao público infantil. Mais do que um parquinho, um convite para redescobrir o prazer de brincar ao ar livre e se conectar com a natureza.
A ideia é um espaço de lazer que valorize o contato direto com a natureza. No lugar de brinquedos prontos, o espaço utiliza elementos naturais — como troncos, pedras, areia e água — para estimular a imaginação, o brincar livre e o vínculo com o ambiente.
Itatiaia inaugurou um parque naturalizado ao público infantil – Foto: Divulgação/Parna Nacional de Itatiaia
Dia das Crianças e também do Lobo-guará
Entre os dias 10 e 12 de outubro, o Santuário do Caraça, um dos mais importantes destinos turísticos de Minas Gerais, foi palco para o Festival do Lobo-Guará. O festival fez parte do Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Canídeos Silvestres (PAN Canídeos) e contemplou também a criatividade e imaginação infantil em relação ao maior canídeo da América do Sul.
As crianças do Instituto Futebol de Rua, de Barão de Cocais (MG), participaram da festividade e contribuíram com desenhos que ilustraram o Instagram oficial do ICMBio. O Instituto atua, desde 2006, pela inclusão esportiva, educacional, cultural e tecnológica de 60 mil crianças e adolescentes pelo Brasil.
Os desenhos podem ser vistos no Instagram do Instituto – Imagem: Divulgação/ICMBio
Publicações do ICMBio e parceiros voltadas para o público infantil
Qual o maior bioma brasileiro? Já ouviu falar sobre as diferenças entre peixe-boi-marinho e peixe-boi amazônico? Ou ainda, qual a importância do fogo para a conservação da fauna e flora do cerrado brasileiro? Perguntas que podem ser respondidas facilmente por alguns, mas que, em especial ao público infantil, podem ser exploradas de maneira lúdica.
Uma oportunidade de despertar curiosidades, especialmente nesta faixa etária, sobre a fauna e flora brasileira. Assim, a implementação de políticas e ações voltadas à educação ambiental é um dos focos do ICMBio. Analistas e técnicos ambientais apoiam, coordenam e produzem projetos e publicações — histórias em quadrinhos, livros para pintura, dobraduras — que contribuem com o processo de ensino-aprendizagem voltados à conservação da natureza. Conheça estas publicações aqui.
O livro promove a educação ambiental sobre as cavernas e os ambientes cársticos do Brasil – Imagem: Divulgação/ICMBio
Comunicação ICMBio