conservação

Ibama firma parceria com Grupo Globo para fortalecer ações de conservação ambiental

2 de outubro de 2025

Iniciativa prevê uso de áreas da Mata Atlântica para soltura de animais silvestres apreendidos e ações conjuntas de conscientização sobre o combate ao tráfico de fauna

Assessoria de Comunicação Social do Ibama

2025-09-30 Presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, assina parceria de trabalho entre Instituto e rede de comunicação.jpg

Presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, assina parceria de trabalho entre Instituto e rede de comunicação – Foto: Divulgação Globo

Rio de Janeiro/RJ (30/09/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participou, no dia 26 de setembro, de um evento nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro, onde foi firmado o Termo de Cooperação Técnica nº 04/2025 entre o Ibama e a Globo. O acordo, formalizado por meio de Carta de Intenções, estabelece diretrizes para o desenvolvimento de projetos voltados à proteção da fauna e da flora, ao uso sustentável dos recursos naturais e ao fortalecimento de políticas públicas ambientais.

2025-09-30 Autoridades ambientais durante a assinatura da parceria que une esforços pela conservação da biodiversidade.jpg
Autoridades ambientais durante a assinatura da parceria que une esforços pela conservação da biodiversidade – Fotos: Divulgação Globo

A parceria prevê a utilização de áreas de Mata Atlântica preservadas dentro do complexo do Grupo Globo como possíveis locais de soltura de animais silvestres resgatados do tráfico, sobretudo aves, macacos e répteis. Esses espaços, que mantêm vegetação nativa preservada e conectada a ecossistemas vizinhos, poderão contribuir para a recuperação e reintegração desses animais à natureza.

O evento contou com a presença de Rodrigo Agostinho, presidente do Ibama; Rogério Rocco, superintendente do Ibama no Rio de Janeiro; Gracicleide Andrade, coordenadora da Diretoria de Biodiversidade e Florestas (DBFlo); além de representantes da Globo e de instituições parceiras, como o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Vida Livre.

Rodrigo Agostinho destacou a relevância da cooperação. “Essa parceria é fundamental não apenas para fortalecer as ações de conservação, mas também para dar destino adequado a animais vítimas do tráfico e ampliar a conscientização da sociedade sobre essa prática criminosa, que ameaça a biodiversidade brasileira.”

Representando a Globo, Thiago Martins, diretor de Operações e Gestão Ambiental, reforçou o compromisso da empresa com a agenda socioambiental. “Nosso trabalho com ESG busca gerar impacto positivo para a sociedade. Somar esforços com o Ibama para combater o tráfico de fauna e dar visibilidade a esse tema é uma forma concreta de contribuir para a proteção da biodiversidade.”

2025-09-30 Parceria entre o Ibama e Rede Globo fortalece defesa do meio ambiente
Parceria entre o Ibama e Rede Globo fortalece defesa do meio ambiente – Fotos: Divulgação Globo

O complexo de estúdios da Globo, conhecido como Projac, está integrado ao Parque Estadual da Pedra Branca. O local está cercado por remanescentes de Mata Atlântica e ocupa uma área de 1,78 milhão de metros quadrados, em sua maioria composta por vegetação preservada. A área, que abriga espécies de animais do bioma, poderá ser o lar de animais da região apreendidos pelo Ibama.

Para Rodrigo Agostinho, a parceria aliada com a comunicação estratégica são fundamentais para enfrentar um dos maiores desafios de conservação da fauna silvestre no país, com a realização de reportagens e debates sobre o tráfico de animais. O presidente falou ainda sobre as ações de fiscalização desse comércio ilegal em feiras populares — como a feira de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, onde recentemente o Ibama realizou uma grande operação de fiscalização e apreensão de animais.

De acordo com dados do Ibama, somente em 2024 os Centros de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) receberam mais de 60 mil animais, a maioria proveniente de operações de combate ao tráfico, apreensões em feiras e entregas voluntárias. A estimativa reforça a dimensão do problema e a importância de iniciativas como a parceria com a Globo, que unem conservação, comunicação e mobilização social.

A parceria entre Ibama, Globo e parceiros representa um passo estratégico não apenas para a conservação da biodiversidade, mas também para sensibilizar e engajar a sociedade brasileira em defesa da natureza.