animais silvestres

Ibama inicia uso inédito de unidades móveis de atendimento a animais silvestres

5 de outubro de 2025

Dois reboques com estrutura para primeiros socorros estarão disponíveis a partir deste mês, em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

Ibama

Unidade móvel de atendimento a animais silvestres na Supes/MT

Unidade móvel de atendimento a animais silvestres na Supes/MT – Foto: Fernando Augusto/Ibama

Brasília/DF (02/10/2025) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) adotará, a partir deste mês de outubro, o uso inédito de unidades móveis de atendimento a animais silvestres. O SamuVet, assim chamado, é um veículo do tipo reboque, feito em modelo próprio para enfrentar áreas de difícil acesso e intempéries, a fim de favorecer a logística de atendimento a animais feridos, por exemplo, em incêndios florestais.

Rodrigo Agostinho, servidores do Ibama e autoridades de outras entidades na entrega do SamuVet
Rodrigo Agostinho, servidores do Ibama e autoridades de outras entidades na entrega do SamuVet – Foto: Fernando Augusto/Ibama

Feitas com recursos do Programa de Conversão de Multas Ambientais, as primeiras unidades irão operar em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, com foco no Pantanal. Os modelos foram projetados para permanecer em campo pelo maior tempo possível: foram equipados com energia renovável e podem captar água e torná-la utilizável. No projeto, contam ainda com gerador e dois tanques de combustível. O atendimento contará com suporte de médico veterinário.

O SamuVet será usado principalmente pelo Ibama, no âmbito da Operação Arca de Noé, de resgate e manejo de fauna, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), que assinou documento nessa quarta-feira (1º), em cerimônia realizada na Superintendência do Ibama em Mato Grosso (Supes/MT), com a presença do presidente do Instituto, Rodrigo Agostinho, e de autoridades convidadas da Sema-MT e de outras instituições. O equipamento será compartilhado, também, com entidades parceiras que atuam com a fauna, sob a coordenação do Ibama.

“A ideia é que gente possa popularizar estruturas como essas, talvez não com todos os equipamentos que elas têm, mas pra atuarem nas estradas brasileiras frente aos atropelamentos”, exemplificou o presidente do Ibama, na cerimônia.

Presidente do Ibama no interior do SamuVet entregue em Cuiabá (MT)
Presidente do Ibama no interior do SamuVet entregue em Cuiabá (MT) – Foto: Fernando Augusto/Ibama

Kits veterinários

Em outra frente, o Ibama começou a distribuir kits básicos veterinários de manejo e resgate de fauna. Os primeiros foram entregues à equipe de fauna da Superintendência do Ibama em Mato Grosso do Sul (Supes/MS). O planejamento do Instituto, nesse sentido, envolve também os brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), que serão treinados para utilizar os kits no atendimento à fauna afetada pelos incêndios florestais. Os combatentes do Prevfogo em Mato Grosso do Sul já foram preparados para a atividade de primeiros socorros a animais silvestres.

Os insumos médicos também foram obtidos a partir de recursos de conversão de multas ambientais, meio pelo qual o autuado pode, em vez de pagar multa, investir em projetos ambientais.

Próximo passo

A próxima unidade SamuVet será entregue em 16 de outubro, em evento organizado pela Supes/MS. Na ocasião, também será apresentado o Protocolo de Animais Queimados, documento produzido no âmbito da Diretoria de Biodiversidade e Florestas (DBFlo) que estabelece procedimentos específicos de atendimento a espécimes vítimas de incêndios florestais.

Assessoria de Comunicação Social do Ibama

(61) 3316-1015